Prefeitura e Governo do Estado contemplaram 150 artesãos que se cadastraram no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do governo federalDivulgação / Renan Otto

SÃO GONÇALO - A Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, entregou a Carteira Nacional do Artesão para 150 artesãos que realizaram cadastro no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal. Em cerimônia realizada com número reduzido de pessoas por conta dos protocolos contra o contágio da Covid-19, cerca de 60 trabalhadores receberam em mãos o documento no Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, no Centro.
O documento traz benefícios aos trabalhadores, que terão a profissão formalmente reconhecida, poderão participar de feiras no estado do Rio, capacitação em cursos promovidos pelo Sebrae, microcrédito de R$ 300 a R$ 21 mil pela Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (Agerio) e também o fomento por parte do governo estadual para comercialização dos seus produtos em pontos turísticos. Os profissionais cadastrados e com a carteira também receberam um desconto especial para comprar materiais a preço de atacado nas Lojas Caçula, com descontos que podem chegar a 40%.
Publicidade
O prefeito Capitão Nelson falou da parceria com o Estado para a valorização dos artesãos do município e também da retomada da distribuição das carteiras, que ficou parada por mais de um ano por conta da pandemia do coronavírus. “É um momento de extrema importância com esse trabalho que o Estado vem fazendo, credenciando trabalhadores que agora terão reconhecimento nacional com essa carteira. Essa é a função do poder público. Vamos reativar o que ficou estacionado”, declarou.
Nelson reafirmou o compromisso com os artesãos e destacou que o município vai empenhar esforços para promover feiras no município, atuando nas praças, em frentes de conservação e segurança, para garantir um ambiente onde os trabalhadores possam vender seus produtos, gerando renda, empregos e desenvolvendo a economia do município. “Esta carteira eleva a profissão dos artesãos. É um reconhecimento do poder público ao trabalho que vocês (artesãos) realizam", disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos especiais, Douglas Ruas.
Publicidade
Representando o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o subsecretário de Estado de Turismo, Gerciano de Lima Luz, falou sobre a importância do documento para os trabalhadores. “O artesão passa a ser considerado um profissional certificado. Hoje um advogado tem sua carteira da OAB, o médico tem sua carteira do CRM e nós, agora, temos o artesão, que tem a Carteira Nacional do Artesão”, ressaltou o subsecretário. 
Primeira a receber o documento na cerimônia, a artesão Valéria Queiroz, de 56 anos, que comercializa artesanatos feitos em crochê, macramê, bordados e patch aplique, enalteceu a iniciativa. “São benefícios excelentes para os artesãos, que poderão também aproveitar descontos. Esse tipo de ação valoriza a nossa profissão”, disse Valéria, que também destacou a necessidade de mais pontos no município para que os artesãos possam expor e vender seus trabalhos para população.
Publicidade
Para obter Carteira Nacional do Artesão, os profissionais devem estar enquadrados na Portaria Nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018, e ler atentamente a Base Conceitual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério da Economia. Mais informações sobre o cadastro podem ser acessadas pelo site do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.