Cursos de Capacitação do GPAm estão previstos para acontecer na APA Estâncias de Pendotiba.Divulção/ Foto: Sema

Depois de um 2021 produtivo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de São Gonçalo também espera que o 2022 seja de mais avanço em relação às ações de preservação ambiental no município e projeta mais avanços no próximo ano na cidade, que tem em seu território quatro grandes Áreas de Preservação Ambiental (APAs). "Trabalhamos para garantir a sobrevivência e desenvolvimento desses fragmentos de Mata Atlântica", realçou a Secretaria na nota.

Programa Florestas do Amanhã
Segundo o Meio Ambiente de São Gonçalo, entre as ações de maior destaque na preservação das APAs está o Florestas do Amanhã, realizado em parceria com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). "A ação cumpre o Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global, justamente com o plantio e a recuperação da Mata Atlântica", informou o órgão.
De acordo com o poder público, os plantios são executados na Fazenda Colubandê, APA do Engenho Pequeno, APA das Estâncias de Pendotiba e APA do Alto do Gaia, perfazendo um total de quase um milhão de metros quadrados de plantio de árvores nativas de Mata Atlântica que serão acompanhadas por quatro anos. Em 2022, a Secretaria de Meio Ambiente quer expandir as áreas de atuação desse programa.

Conforme as informações, para iniciar o ano bem a pasta pensa na consolidação da Feira dos Artesãos na APA Estâncias de Pendotiba, realizada todo segundo sábado de cada mês e que recebe 40 expositores para a feira de artesanato. "A iniciativa surgiu da união de mulheres artesãs em ajuda mútua durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, quando as empreendedoras foram atingidas por dificuldades financeiras. A feira vem atraindo cada vez mais consumidores, com produtos feitos com muito carinho por artesãos e produtores artesanais, como, queijos, manteigas, cosméticos, utilidades para o lar e os mais diversos gêneros alimentícios. O local tem se consolidado como ponto de lazer para toda a família", ressaltou a Prefeitura no texto.

Plano de Manejo Integrado e Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental
Segundo a Secretaria no ano de 2021 foram realizadas oficinas e treinamentos para lideranças comunitárias das Apas Estâncias de Pendotiba, Itaoca, Alto do Gaia e da Apa do Engenho Pequeno. No ano de 2022, haverá a definição do Plano de Manejo Integrado e também dos membros que irão integrar conselho gestor.

Área de Soltura de Animais Silvestres - A Secretaria de Meio Ambiente disse que iniciou este ano a construção da Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), na APA Estâncias de Pendotiba. "As ASASs são áreas destinadas à reinserção à natureza de animais silvestres apreendidos ou resgatados. A criação dessas áreas representa mais mecanismos de apoio às ações de reinserção de animais apreendidos, em função do comércio ilegal, tráfico, ou mesmo de acidentes diversos como atropelamentos e desastres naturais", ressaltou a pasta no comunicado.

Compensações ambientais - O órgão destacou que, através da aplicação da Lei 713/2017, por meio das compensações ambientais, o Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, receberá uma cobertura sustentável. "Será uma estrutura de aproximadamente 900m² de telha e 350m² de lona, com aproveitamento de luz natural e reuso de água da chuva. A APA do Alto do Gaia terá a estruturação da rampa de voo livre e sinalização ambiental. O investimento é fundamental para aquecer o setor de ecoturismo na região", revelou o Executivo no texto.

Cidade Ilustrada - Segundo as informações, o projeto que vem dando cores aos viadutos da cidade através do grafite, terá continuidade no ano de 2022. A Secretaria de Meio Ambiente vem colaborando com a parte histórica das ilustrações, que retratam a cidade em suas origens e seu desenvolvimento. Além disso, a secretaria trabalha em conjunto com a Subsecretaria de Parques e Jardins no desenvolvimento do paisagismo que está sendo integrado aos trabalhos artísticos, recuperando espaços que estavam degradados.

Capacitação para o GPAm - A Secretaria de Meio Ambiente realizou, em 2021, o primeiro Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), na APA Estâncias de Pendotiba. A capacitação pioneira no município, teve duração de 160 horas. A iniciativa tem objetivo de solidificar a atuação dos agentes na área ambiental, principalmente nas áreas de preservação ambiental (APAs) do município. A grade curricular do curso teve aulas práticas e teóricas, incluindo Primeiros socorros; papel do GPAm; uso dos equipamentos próprios das atividades do GPAm; matemática aplicada na aula de cartografia, Português aplicado na aula de comunicação não violenta, além de Geologia e Botânica básicas. Ao final do curso, os participantes irão apresentar trabalhos de conclusão com projetos ambientais com potencial para serem implantados na cidade.

Educação ambiental para estudantes – No ano de 2022, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente dará início a um projeto educação ambiental itinerante, recebendo alunos de escolas da rede municipal e particular, com visitação às Apas Estâncias de Pendotiba e Engenho Pequeno, integrando os estudantes às áreas de conservação da cidade.

Novas Unidades de Conservação da Natureza – Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, no próximo ano, serão criadas duas novas Unidades de Conservação da Natureza. Uma delas será no Morro da Matriz, no Centro de São Gonçalo, e a outra será na Estrada da Meia Noite, em Santa Izabel.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.