Cursos de Capacitação do GPAm estão previstos para acontecer na APA Estâncias de Pendotiba.Divulção/ Foto: Sema
Programa Florestas do Amanhã
Conforme as informações, para iniciar o ano bem a pasta pensa na consolidação da Feira dos Artesãos na APA Estâncias de Pendotiba, realizada todo segundo sábado de cada mês e que recebe 40 expositores para a feira de artesanato. "A iniciativa surgiu da união de mulheres artesãs em ajuda mútua durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, quando as empreendedoras foram atingidas por dificuldades financeiras. A feira vem atraindo cada vez mais consumidores, com produtos feitos com muito carinho por artesãos e produtores artesanais, como, queijos, manteigas, cosméticos, utilidades para o lar e os mais diversos gêneros alimentícios. O local tem se consolidado como ponto de lazer para toda a família", ressaltou a Prefeitura no texto.
Plano de Manejo Integrado e Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental
Área de Soltura de Animais Silvestres - A Secretaria de Meio Ambiente disse que iniciou este ano a construção da Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), na APA Estâncias de Pendotiba. "As ASASs são áreas destinadas à reinserção à natureza de animais silvestres apreendidos ou resgatados. A criação dessas áreas representa mais mecanismos de apoio às ações de reinserção de animais apreendidos, em função do comércio ilegal, tráfico, ou mesmo de acidentes diversos como atropelamentos e desastres naturais", ressaltou a pasta no comunicado.
Compensações ambientais - O órgão destacou que, através da aplicação da Lei 713/2017, por meio das compensações ambientais, o Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, receberá uma cobertura sustentável. "Será uma estrutura de aproximadamente 900m² de telha e 350m² de lona, com aproveitamento de luz natural e reuso de água da chuva. A APA do Alto do Gaia terá a estruturação da rampa de voo livre e sinalização ambiental. O investimento é fundamental para aquecer o setor de ecoturismo na região", revelou o Executivo no texto.
Cidade Ilustrada - Segundo as informações, o projeto que vem dando cores aos viadutos da cidade através do grafite, terá continuidade no ano de 2022. A Secretaria de Meio Ambiente vem colaborando com a parte histórica das ilustrações, que retratam a cidade em suas origens e seu desenvolvimento. Além disso, a secretaria trabalha em conjunto com a Subsecretaria de Parques e Jardins no desenvolvimento do paisagismo que está sendo integrado aos trabalhos artísticos, recuperando espaços que estavam degradados.
Capacitação para o GPAm - A Secretaria de Meio Ambiente realizou, em 2021, o primeiro Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAm), na APA Estâncias de Pendotiba. A capacitação pioneira no município, teve duração de 160 horas. A iniciativa tem objetivo de solidificar a atuação dos agentes na área ambiental, principalmente nas áreas de preservação ambiental (APAs) do município. A grade curricular do curso teve aulas práticas e teóricas, incluindo Primeiros socorros; papel do GPAm; uso dos equipamentos próprios das atividades do GPAm; matemática aplicada na aula de cartografia, Português aplicado na aula de comunicação não violenta, além de Geologia e Botânica básicas. Ao final do curso, os participantes irão apresentar trabalhos de conclusão com projetos ambientais com potencial para serem implantados na cidade.
Educação ambiental para estudantes – No ano de 2022, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente dará início a um projeto educação ambiental itinerante, recebendo alunos de escolas da rede municipal e particular, com visitação às Apas Estâncias de Pendotiba e Engenho Pequeno, integrando os estudantes às áreas de conservação da cidade.
Novas Unidades de Conservação da Natureza – Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, no próximo ano, serão criadas duas novas Unidades de Conservação da Natureza. Uma delas será no Morro da Matriz, no Centro de São Gonçalo, e a outra será na Estrada da Meia Noite, em Santa Izabel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.