Segundo a Prefeitura, um paciente de 31 anos, morador de Santa Izabel, recém-chegado da Alemanha.Divulgação

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, afirmou nesta terça-feira (28) que a variante Delta do coronavírus já chegou no município. O paciente infectados com a nova variante foi contaminado na Alemanha, o que indica transmissão importada. "O homem, de 31 anos, morador de Santa Izabel, recém-chegado, testou positivo para Covid-19, teve seus resultados confirmados como sendo variante Delta, não configurando o primeiro caso da variante Ômicron no município. O paciente permanece em isolamento até esta quarta-feira (29)", disse a Saúde no texto.
Ainda no mês de agosto deste anos a Prefeitura já havia reforçado a necessidade de vacinação porque a variante Delta teria maior poder de transmissão e ser caracterizada por ser mais infectiva. "Por isso, é muito importante que os gonçalenses mantenham as medidas sanitárias de isolamento social, uso de máscaras e mãos sempre higienizadas com água e sabão ou álcool em gel. O ciclo completo de vacinação", afirmou a Saúde em comunicado.

“Uma pessoa infectada com a variante Delta pode infectar até outras seis pessoas por conta de sua alta carga viral nas vias aéreas. Os sintomas diferem um pouco do que já conhecíamos. Na variante Delta, vemos muita congestão nasal, coriza, incômodo na garganta e dores de cabeça. Os sintomas se assemelham a um resfriado comum e fazem as pessoas negligenciarem o distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. Também não fazem testes, que continuam sendo essenciais”, disse o virologista e coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Gonçalo, Raphael Rangel.

Apesar de ser mais transmissível, podendo afetar também as crianças, a nova variante ainda não se mostrou mais letal. No entanto, todos os cuidados continuam sendo necessários, já que se trata de uma variante que ainda está sendo observada. “Sempre quando aparece uma nova variante, é tudo novo. Cada uma se comporta de um jeito e temos que ir nos adequando, mas mantendo as medidas de higiene, isolamento e vacinação. O cenário é de observação e o foco precisa ser sempre o bem estar e a saúde da população”, opinou Raphael.

Vacinação – Nesse novo contexto, a imunização da população – aplicação das duas doses das vacinas ou dose única da Janssen – se faz cada vez mais necessária. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, convoca a população para que continue procurando os locais que aplicam as vacinas contra o coronavírus para completarem a imunização.

Outra dica importante para evitar a contaminação por coronavírus é sempre priorizar ambientes ventilados e evitar os totalmente fechados. “Somente com essas combinações (medidas sanitárias e vacinação), conseguiremos barrar essa transmissibilidade comunitária da variante Delta, nos protegermos e estarmos preparados para a tão esperada retomada do normal. Vale ressaltar que as máscaras protegem contra todas as variantes, assim como as vacinas. Por isso, cuide-se e vacine-se”, finalizou Raphael.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.