A intenção também é aumentar as especialidades e serviços.Divulgação PMSG - Foto: Julio Diniz
“É uma unidade muito antiga, grande e que atende mais de duas mil pessoas todos os dias pelo seu fácil acesso e pelos serviços oferecidos. Estamos nos estruturando para oferecer mais serviços com melhor qualidade para os pacientes. Alguns setores já passaram por reformas, outros ainda serão reformados e conseguimos informatizar os setores”, disse o diretor da unidade, Arley Souza, que fez a manutenção da fachada da unidade e retirou duas árvores antigas que ameaçavam cair.
Ao todo, a unidade oferece 20 especialidades, realiza 16 procedimentos e tem 6 programas da Atenção Básica, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. E o objetivo é ainda oferecer as especialidades de endocrinologista, alergista e oftalmologista, além dos serviços de lavagem de ouvido e ultrassonografia obstétrica. “Temos muita procura por esses atendimentos. E a intenção é oferecê-los para os gonçalenses”, contou Arley.
Com tanta oferta de atendimentos, são realizadas, em média, 8 mil consultas médicas por mês, 1,5 mil aplicações de vacinas por dia e 500 exames laboratoriais por mês. A maioria das consultas é marcada através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa). No entanto, as consultas para clínico geral, nutrição, psicologia e fonoaudiologia são marcadas na unidade de saúde. Os exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), eletrocardiograma e a troca de sonda também são agendados no próprio polo sanitário.
“Quando chegamos aqui, as filas dos exames eram enormes. A do eletrocardiograma tinha quase 2 mil pessoas. Aceleramos os agendamentos, fazendo mais exames por dia, e conseguimos zerar a fila. Atualmente, os exames são marcados dentro da própria semana ou, no máximo, para a próxima. Os laboratoriais não têm fila e são realizados dentro do mês”, finalizou Arley.
Antirrábica humana – O polo é referência para quem foi mordido por animais domésticos ou silvestres infectados com a raiva animal. O atendimento para avaliação da lesão ocorre no polo de segunda à sexta, das 8h às 17h. A aplicação da vacina acontece às segundas e quintas, das 8h às 17h. Nos feriados, o polo abre, exclusivamente, para vacinação antirrábica, das 8h às 12h. Quando necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, que funciona 24h todos os dias, e fica ao lado do Washington Luiz.
Regulação – Segundo a Prefeitura, as demais consultas para o polo sanitário são marcadas através da Central de Regulação da Semsa. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local.
As especialidades são: Neurologista, Homeopatia, Urologista, Fisioterapia, Assistência social, Ginecologista, Psicologia, Pneumologista, Pediatria, Fonoaudióloga, ClínicoGeral, Geriatra, Nutricionista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Gastroenterologista, Dermatologista, Proctologista, Dentista, Cardiologista.
Serviços:
Vacinação;
Teste do pezinho;
Curativo;
Teste rápido para Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs);
Baciloscopia/PPD (teste para tuberculose);
Antirrábica;
Retirada de pontos;
Eletrocardiograma;
Preventivo;
Troca de sonda;
Coleta sangue;
Exame de fezes;
Exame de urina;
Acolhimento (aferição de pressão e glicemia);
Farmácia;
Teste da orelhinha;
Pré-Natal.
Programas:
Epidemiologia;
Hanseníase;
Tisiologia;
Planejamento familiar;
Tabagismo;
Bolsa Família.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.