Saúde de São Gonçalo reforça importância do uso de máscara
Medida é fundamental para evitar contágio pelo coronavírus
O virologista da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), Raphael Rangel, orientou a população. - Divulgação PMSG - Foto: Renan Otto
O virologista da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), Raphael Rangel, orientou a população.Divulgação PMSG - Foto: Renan Otto
O virologista da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), Raphael Rangel, devido a chegada da estação mais fria do ano – o inverno, que começa no próximo dia 21, em orientou a população para atualizar o esquema vacinal contra o coronavírus e usar a máscara, caso haja algum sintoma de doença respiratória, muito comum nesta época do ano.
Segundo ele, além do aumento do aparecimento de várias doenças respiratórias, a pandemia de Covid-19 ainda não acabou e os casos também estão aumentando em todo o estado do Rio de Janeiro. “É importante ressaltar que a Semsa acompanha a doença e os índices na cidade, mas é importante que nós façamos a nossa parte. Precisamos completar o nosso esquema vacinal. É graças à vacina que não temos mais tantos óbitos e as pessoas que positivam para a covid-19 têm sintomas muito leves”, explicou Raphael.
O virologista ainda destaca a importância do uso de máscaras para as pessoas que apresentam algum tipo de sintoma de síndrome gripal ou que estarão em locais com aglomerações. “Outro ponto muito importante na nossa batalha contra o covid-19 é o uso de máscaras. Caso você tenha algum tipo de sintoma de síndrome gripal, seja ele um arranhar de garganta ou coriza, você deve colocar a sua máscara e procurar as unidades de saúde para fazer a testagem. Assim, juntos, cidadão, prefeitura e Semsa, vamos vencer a covid-19”, finalizou Raphael.
A Secretaria vacina todos os gonçalenses com mais de 5 anos contra o coronavírus. Para as crianças de 5 a 11 anos, são 66 locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para a vacinação de jovens com mais de 12 anos e adultos estão disponíveis 13 locais de vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Shopping Partage também vacina os jovens e adultos durante a semana, das 10h às 16h. Aos sábados, a Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam, crianças, jovens e adultos, das 8h às 12h.
A testagem para detectar a covid-19 é realizada em nove locais e o resultado sai em 20 minutos. O exame está disponível para todos os gonçalenses que apresentam sintomas de síndrome gripal ou que tenham tido contato com pessoas contaminadas.
Locais dos exames:
. Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto: diariamente, das 8h às 17h;
. Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h;
. Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 19h, apenas gestantes;
. Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: segundas, terças e quintas, das 8h às 12h;
. Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa: terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h;
. Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro: terças, quartas e sextas, das 8h às 16h;
. Clínica da Criança (0 a 12 anos), segunda a sexta, das 8h às 16h;
. PAM Coelho: de segunda a sexta, das 8h às 16h;
. PAM Alcântara: segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 16h.
Confira público e quantidade de doses:
Adultos com mais de 50 anos – Quatro doses;
Idosos com mais de 60 anos institucionalizados – Quatro doses;
Adultos entre 18 e 49 anos – Três doses;
Adultos com mais de 18 anos imunossuprimidos – Quatro doses;
Jovens de 12 a 17 anos – Três doses;
Jovens de 12 a 17 anos imunossuprimidos – Três doses;
Crianças de 5 a 11 anos – Duas doses;
Adultos com mais de 18 anos que tomaram Janssen – Duas doses;
Adultos com mais de 18 anos que tomaram Janssen e são imunossuprimidos – Três doses;
Adultos com mais de 50 anos que tomaram Janssen ou profissionais da saúde – Três doses;
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.