Carro explode durante abastecimento com GNV em São Pedro da Aldeia Anna Clara Laurindo (RC24h)

Um carro explodiu no início da tarde desta quinta-feira (11), no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia, município da Região dos Lagos, enquanto estava sendo abastecido com Gás Natural Veicular (GNV). Segundo informações extraoficiais, o impacto da explosão teria feito com que o frentista perdesse as duas pernas na hora, e o motorista sofreu uma laceração de crânio e rosto. Um agente da Guarda Civil Municipal também teria ficado gravemente ferido após ser atingido por uma roda de caminhão.

O posto de combustíveis e o carro ficaram destruídos com a explosão. No vídeo, disponível abaixo, é possível observar como a área foi afetada, principalmente o teto. Informações também dão conta que a pista está com trânsito lento, nos dois sentidos da via, por conta de curiosos que passam pelo local e tentam entender o que aconteceu. Portanto, é preciso atenção.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local prestando assistência às vítimas. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está apurando o acontecido e o prefeito, Fábio do Pastel, postou em suas redes sociais uma nota se colocando à disposição dos familiares.

Confira a nota do prefeito:
 
Carro explode durante abastecimento com GNV em São Pedro da Aldeia  - Anna Clara Laurindo (RC24h)
Carro explode durante abastecimento com GNV em São Pedro da Aldeia Anna Clara Laurindo (RC24h)
 OUTROS CASOS

Casos como este estão cada vez mais recorrentes. Na última sexta-feira (5), um veículo a gás explodiu quando era abastecido na em um posto de combustíveis em Paciência, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No último dia 26, um carro a GNV também acabou detonado. O motorista, Mário Magalhães da Penha, de 67 anos, morreu no dia seguinte.

COMO PREVENIR ACIDENTES

No ato do abastecimento em posto de GNV, o usuário deve evitar fumar; permanecer dentro do veículo; ficar próximo do ponto de abastecimento; e utilizar telefone celular e outros aparelhos elétricos ou eletrônicos. Também observe na bomba a pressão utilizada: deve ser de 200 bar, com tolerância de 10% para cima.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) também recomenda realizar a manutenção preventiva e/ou corretiva em empresas autorizadas. É importante observar constantemente possíveis vazamentos do gás nos sistemas e, para isso, pode-se fazer periodicamente a requalificação dos cilindros que armazenam o GNV e efetuar inspeção de segurança veicular (inicial e periódica), executada por companhias acreditadas pelo órgão. Ao fazer a inspeção, o cliente recebe o “Selo Gás Natural Veicular” do instituto, que evidencia a inspeção pelo organismo acreditado e o correto cumprimento das especificações.