Candidatos à prefeitura de Saquarema em 2020 - Reprodução
Candidatos à prefeitura de Saquarema em 2020Reprodução
Por O Dia
Saquarema - Todo ano de eleição, quando o ponta pé inicial das campanhas é dado, a cidade fica alvoroçada. O município é conhecido por suas campanhas eleitorais acaloradas, com direito até a discussões e brigas entre amigos e parentes. Saquarema tem aproximadamente 65 mil eleitores e, grande parte deles, gosta da política e da disputa eleitoral. A cidade fica com ar de Copa do Mundo, com goleadas e tiros no pé, faltas perdidas, discussões ferrenhas, ataques ofensivos, golpes baixos e, também, muita alegria e descontração nas ruas.

As campanhas começaram atrasadas para as eleições de 2020 que, por conta da pandemia do Coronavírus, tiveram suas datas alteradas, através de uma PEC aprovada pelo Congresso que adiou o primeiro turno para 15 de novembro e o segundo, para 29 de novembro.

Nesta matéria, O jornal O DIA publica o perfil de cada um dos seis candidatos que disputam o cargo maior do Executivo saquaremense (em ordem alfabética).
Temas que deverão dominar os debates políticos
Publicidade
Os principais desafios a serem enfrentados por quem assumir a prefeitura neste momento, como a retomada às atividades escolares, a movimentação da economia com a volta gradual do turismo, as atividades comerciais e todas as discussões que envolvem o "novo normal", são grandes responsabilidades que devem ser enfrentadas no mundo todo, no pós pandemia.
Além dos tópicos sobre o Coronavírus, soluções para problemas que Saquarema apresenta há anos, como o assoreamento da Barra Franca e o transporte coletivo, também são assuntos que o povo da cidade espera ouvir nas propostas dos respectivos candidatos e candidatas.

É importante ressaltar que o volume de informações dos candidatos varia conforme seu currículo e atuação pública e as informações que cada um passou à redação do jornal O Dia.
Publicidade

Galeria de Fotos

Candidatos à prefeitura de Saquarema em 2020 Reprodução
Renato Ribeiro Divulgação de Campanha
Rodrigo Borges Divulgação de Campanha
Márcio Motta Divulgação de Campanha
Manoela Peres Divulgação de Campanha
Luciana Queiroz Divulgação de Campanha
Cosme Souza Divulgação de Campanha
Cosme Cunha de Souza, do (PCdoB), vem com o partido isolado, sem coligação. Como sua vice, Malvina de Oliveira Xavier Daumas.
Cosme nasceu em 9 de julho de 1959, na Mombaça. Veio de família simples e sempre morou na cidade. Trabalha com pintura e lanternagem de automóveis, promove eventos, é presidente da Associação de Eventos Comunitários de Saquarema (AEC) e integrante da Associação de Pescadores. O candidato desempenha ações sociais, ajudando ao povo carente da periferia de Saquarema e acredita em uma cidade com oportunidade para todos e todas, com mais qualidade de vida e transformação.

Luciana Queiroz Pinto (PSB) vem com o partido isolado, sem coligação. Como sua vice, Zelia Maciel Pontes.
A candidata tem 42 anos, nasceu em Saquarema, é divorciada e historiadora. Até a finalização da matéria, a candidata não retornou o pedido das informações. O apanhado foi extraído do site do TSE.

Manoela Ramos de Souza Gomes Alves (Peres) - (DEM) vem com a coligação “Vamos seguir com ela! DEM, PSL, PP, Cidadania, PTC, PV, PROS, PDT, PSDB e DC. Como seu vice, Rômulo Gomes (PSL).
A candidata é atual prefeita da cidade (2016/2020). Formada em odontologia e pós-graduada em gestão pública, Manoela é mãe de um casal e sonha em construir uma Saquarema melhor para o futuro.
Foi eleita à prefeitura na sua primeira disputa eleitoral e vem aplicando sua experiência profissional na implantação de inúmeros projetos, como a Clínica Odontológica, Clínica da Mulher, Clínica dos Olhos, Novas UBS, Laboratório Municipal, entre outros.

A atual prefeita, levanta a bandeira da saúde e se propõe a conclusão da obra da Cidade da Saúde, projeto referência da saúde no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, Manoela Peres pretende ampliar o Centro de Reabilitação das Crianças Especiais, subir o número de UBS, cuidar das crianças da Clínica de Hemodiálise e Clínica de Tratamento Vascular, ampliar o projeto Remédio em Casa e entre seus projetos futuros, está a construção de uma nova Policlínica em Bacaxá;

No transporte, a criação da tarifa integrada cidadã (50% pago pelo prefeitura para moradores) e ampliação e renovação das linhas;

Na educação, a criação da Cidade Universitária, ampliação do Centro de Capacitação, pelo menos, mais 5 novas grandes escolas e ampliação do projeto Casa Creche;

Na infraestrutura, a construção do Museu de Saquarema, do Parque de Exposições Agropecuária, terminar o calçadão e ciclovia da orla e a reforma e reestruturação do Centro de Saquarema;

Entre os projetos especiais, o projeto Um Sonho de Vida (construção de 500 casas populares para a população mais carente), uma praça em cada bairro, a construção do Centro de Convenções e a revitalização da Barrinha e Lagoinha.

Claudio Márcio Teixeira Motta (PSD), vem com o vice Marcelo de Souza Gomes Pessoa, os dois do Partido Socialista Democrático.
Márcio é radialista e produtor, carioca, tem 49 anos. Motta disputa sua primeira eleição após um longo período prestando serviços na área de produção de vídeos para política.

Entre os projetos que são apresentados em sua campanha, estão a geração de empregos, descentralizando o emprego público e gerando novos, através do Polo Industrial de Sampaio Corrêa e o Turismo. Outra bandeira levantada pelo candidato é desburocratização do processo público municipal.

Renato Magno Gonçalves Ribeiro (Solidariedade), vem com a Coligação Saquarema Rumo a um Novo Futuro (Solidariedade, PMN) e sua vice é Luciana Campos (PMN).
O candidato nasceu em Niterói e vive com a esposa e os filhos em Saquarema. É advogado militante, especializado em Direito Eleitoral e acredita que é possível o município se desenvolver de forma sustentável e ao mesmo tempo conectado à tecnologia.

Renatinho, como é conhecido, levanta a bandeira do progresso tecnológico e acredita na funcionalidade de uma cidade moderna, em sintonia com as atuais técnicas de comunicação. Em seu Plano de Governo, oferece aos jovens acesso gratuito à internet e cursos de informática, principalmente aos estudantes;

Na educação, acesso à tecnologia para as escolas, acabar com as turmas multisseriadas no município, implementar escolas em tempo integral, além das disciplinas obrigatórias, atividades recreativas e culturais ligadas à tecnologia e ao esporte;

Na saúde: Dar continuidade obra da Cidade da Saúde, projeto iniciado nessa atual gestão, criar um Posto de Urgência (PU) 24h em Bonsucesso e implementar um Sistema de Saúde Eficiente e Interligado (Conectado) possibilitando a Marcação de Consultas e Resultados de Exames Online, informatizando a saúde, acelerando a implementação do prontuário eletrônico e Cartão do SUS, promovendo a integração de todas as unidades;
Entre outras propostas de destaque, a criação do Sistema de Transporte Gratuito para Saquarema (Ônibus Gratuito e implementar uma moeda social no município.

Rodrigo Ferreira de Mendonça (Borges), vem com a Coligação Saquarema para Todos (REPUBLICANOS / PTB / PT / PMB) e sua vice é Nurimar dos Santos Mendonça (do Comércio) (Republicanos).

O candidato tem 42 anos, nasceu em Saquarema, é casado e tem nível superior completo.
Até a finalização da matéria, o candidato não retornou o pedido das informações. O apanhado foi extraído do site do TSE.