Prefeitura de Saquarema divulga calendário de vacinação antirrábica Divulgação

SAQUAREMA - A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema informou as próximas datas para vacinação antirrábica no município.
A imunização dos animais acontece em Postos Volantes, que atendem das 09h às 14h, e nos Postos Fixos estabelecidos para os "Dias D" da Campanha Municipal, que funcionarão das 09h às 16h.
A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode ocasionar o aborto), em período de cio ou amamentando. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos, pulgas ou que estejam tomando antibiótico.
A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade.
Serão vacinados somente animais conduzidos por adultos que estejam com máscaras de proteção facial, por conta da pandemia de Covid-19. É obrigatório que os cães estejam com focinheira e coleira e os gatos sendo transportados em bolsas pet.
Posto Volante
Rio da Areia – 14/09
Vilatur – 21/09
Itaúna – 28/09
Vale Verde 05/10
Basiléa – 19/10
Serra de Mato Grosso /Tingui – 26/10
Loteamento Alvorada – 09/11
Jardim – 16/11
Postos Fixos” Dia D” – 25/09
ESF Bicuíba
ESF Vilatur
ESF Bonsucesso
ESF Água Branca
ESF Barreira
ESF Mombaça
ESF Barra Nova
ESF Rio Seco
ESF Rio Mole
ESF Rio da Areia
Postos Fixos “Dia D” – 13/11
E.M. Orgé Ferreira dos Santos (Itaúna)]
E.M. José Bandeira (Boqueirão)
E.M. Luciana Coutinho (Porto da Roça)
E.M. Ipitangas
Palmital (Bar Total)
E.M. Amália da Costa Mello (Sampaio Corrêa)
E.M. Carlos Vanderson (Jaconé)
ESF Bacaxá
Na campanha de 2020, a Prefeitura de Saquarema realizou, ao todo, a imunização de 15.565 animais, sendo 12.459 cães e 3.106 gatos. A expectativa é que o alcance da edição 2021 aumente em relação à campanha do ano passado.