Secretaria de Estado de Saúde investiga casos suspeito de varíola dos macacos em SaquaremaADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio divulgou em boletim publicado, na última terça-feira (21), que está investigando um caso suspeito de varíola dos macacos na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos. A pessoa que está sendo monitorada é uma mulher, de 22 anos, moradora do local.
Segundo a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, a mulher está em bom estado de saúde, sem necessidade de internação, e relatou não ter viajado para o exterior.
"A mulher está sendo monitorada seguindo os protocolos encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde", informou a prefeitura.
A Secretaria de Estado de Saúde também investiga casos suspeitos da doença na cidade do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu. 

A doença
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo, íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Esse contato pode ser, por exemplo, um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções e mucos da pessoa infectada.
Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Em geral, entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.