Cobra coral foi resgatada no último domingo (30) em SaquaremaDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Os agentes chegaram rapidamente no local, onde foi realizada a captura da serpente. Feito contato com o Instituto Vital Brazil, em Niterói, o animal foi entregue para identificação e constatado se tratar de uma coral-verdadeira. Sendo assim, permanecerá aos cuidados do instituto para pesquisas e produção de soro antiofídico.
A cobra coral
A cobra coral-verdadeira é a mais venenosa do Brasil. Ela mede de de 45 a 50 centímetros de comprimento, podendo chegar a 1 metro. É da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possui um veneno neurotóxico muito potente. Espécie é de difícil identificação. Não é simples diferenciar a coral-verdadeira da falsa-coral (não peçonhenta), por conta das possíveis variações na pigmentação que impossibilitam uma análise correta, que só é precisa com a observação da dentição.
A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população para a importância de não manipular serpentes. As orientações, no caso de avistamento desses animais, são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda através do telefone 22 99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.