O projeto foi aprovado pelo ICMBio e começou nesta semanaFoto: Luiz Thiago de Jesus

Por O Dia
SILVA JARDIM - Diversas árvores começaram a ser plantadas sobre o viaduto vegetado localizado no km 218 da BR-101, em Silva Jardim, no interior do Rio, durante esta semana. A ação foi realizada pela Associação Mico-Leão-Dourado, com o apoio da empresa Reflora.
Segundo a associação, as obras viraram realidade graças a um processo judicial que o Ministério Público Federal encaminhou à justiça para obrigar a concessionária a construir as passagens previstas na licença ambiental. Desde que o viaduto ficou pronto, entretanto, a concessionária fez um plantio insuficiente, de acordo com associação.
Publicidade
Ainda de acordo com a ONG, em audiências de conciliação convocadas pela justiça a associação assumiu a tarefa de refazer todo o plantio, incluindo as rampas de acesso para o viaduto. O projeto foi aprovado pelo ICMBio e começou nesta semana.
Agora, a Associação Mico-Leão-Dourado tem a responsabilidade não apenas do plantio, mas também da manutenção das mudas e do monitoramento do uso do viaduto pela preguiça-de-coleira e pelo mico-leão-dourado, de acordo com o grupo.
Publicidade
No entorno do viaduto, a AMLD já restaurou mais de 90 hectares de florestas dos dois lados para viabilizar uma das mais importantes conexões florestais necessárias para salvar a espécie, retirando, definitivamente, a Reserva Biológica de Poço das Antas do isolamento ecológico causado pela duplicação da rodovia.