Internauta faz montagem com o pronunciamento do ministroReprodução / Internet

Rio – Após o anúncio da nova taxa extra na conta de luz, a internet foi tomada pela revolta da população. O aumento de R$ 14,20 por cada 100 kWh consumido foi criticado por internautas, políticos e personalidades da web. Pelas redes sociais, os usuários apontam ações do Governo Federal que resultaram na crise de energia que o país vive, entre as mais citadas estão o fim do Horário do Verão e o aumento do desmatamento.
O movimento das redes sociais começou após o pronunciamento do ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia. Em rede nacional, o ministro pediu a população para reduzir a utilização de aparelhos elétricos e aproveitar mais a luz natural. A web, que não é boba nem nada, tratou logo de apontar a contradição no discurso de Albuquerque, alegando que o país conseguiria mais luz natural se houvesse o horário de verão, medida extinta no governo Bolsonaro.
A volta do horário de verão já havia sido requisitada por empresários do setor de turismo, hotelaria e restaurantes, contudo o pedido foi rejeitado e um novo pedido está sendo redigido. Além disso, políticos apontaram o crescimento do desmatamento na gestão de Bolsonaro e a falta de investimento em fontes de energia renováveis.
“Falta de investimento em energias renováveis, o aumento do desmatamento, que significa mais secas ao país, e a rejeição a medidas como o horário de verão são marcas de Bolsonaro”, afirmou a deputada federal Tabata Amaral (PDT – SP). O vereador Chico Alencar (PSOL – RJ), criticou a “solução” do governo de colocar um ministro em TV aberta para explicar o desastre.
As redes sociais parecem unanimes de que o aumento na conta de luz é resultado de uma série de medidas erradas do Governo Federal, contudo a população é quem vai pagar o pato.