Projeto de lei já é alvo de críticas dentro e fora da UERJReprodução / Internet

Rio – Protocolado em maio deste ano, o Projeto de Lei do deputado estadual Anderson Moraes (PSL – RJ), que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (19).
O PL n. 4673/21 também concede direito para que os bens da UERJ e seus alunos sejam remanejados para universidades particulares. Além disso, o que não for contemplado na absorção seria transferido para outras unidades de ensino superior do estado, como a UEZO e a UENF.
Publicidade
A UERJ publicou uma nota de repúdio à tramitação do Projeto dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O reitor da instituição, Ricardo Lodi Ribeiro, classificou a proposta como “inconstitucional e estapafúrdia” e, segundo ele, “não merecerá apoio da esmagadora maioria da Alerj, que reconhece a importância da Universidade para a população fluminense e brasileira”.
Publicidade
O vereador Chico Alencar (PSOL – RJ) também se manifestou em favor da Universidade pelas redes sociais: “Nós reconhecemos a importância da Universidade para a formação crítica da população.”
Publicidade
Em maio, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT – RJ), afirmou que o projeto era inconstitucional, agora com o projeto circulando na casa, Ceciliano terá a chance de impedir que a pauta chegue ao plenário.