Facebook afirma que mudança nos roteadores causou apagão das redes sociaisReprodução / Facebook

EUA – O Facebook publicou um comunicado oficial para atualizar seus usuários sobre a queda nos serviços da empresa nesta segunda-feira (04). Segundo a Rede Social, a causa do apagão foi uma mudança inesperada nas configurações do roteador que levou a uma perturbação na comunicação entre o tráfego de rede e a central de dados, fazendo que os servidores parassem.
“Nossos engenheiros descobriram que mudanças na configuração dos roteadores principais, que coordenam o tráfego de rede entre nossas centrais de dados, provocaram complicações que interromperam essa comunicação. Essa perturbação no tráfego teve um efeito cascata na comunicação entre nossas centrais, levando nossos serviços a pararem”.
Ainda em nota, a empresa afirmou que está “trabalhando ativamente para retornar às operações regulares”. E também fez questão de assegurar que a causa do apagão foi apenas esse erro de configuração e que “não há evidências de que os dados de usuários tenham sido comprometidos”. Apesar de negar a possibilidade de um ataque digital, o grupo não divulgou quantas pessoas que dependem diretamente da plataforma foram afetadas.