
Os testes serão realizados mediante agendamento, das 8h às 18h, no Centro de Atendimento na Rua Doutor Aleixo, 85, na Várzea, de segunda à sexta-feira; no 2º Distrito, na Unidade Básica de Saúde de Água Quente, às terças e quintas-feiras; e no 3º Distrito, na unidade montada na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Além disso, no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no bairro Bom Retiro, onde já funciona o Centro de Atendimento 24 horas, também serão feitos testes, no horário das 8h às 18h, seguindo o mesmo protocolo dos três novos centros.
A autoavaliação complementa o sistema de monitoramento implantado pelo município. A iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Testagem (PET) e tem sido obrigatória desde que a cidade iniciou a abertura gradual das atividades econômica, no início do mês. Segundo a prefeitura, por meio da avaliação das informações fornecidas pelos usuários é possível identificar os casos suspeitos, isolar os pacientes e encaminhá-los para testagem.
A novas unidades irão reforçar o enfrentamento da pandemia, permitindo uma análise mais detalhada do percentual de teresopolitanos contaminados ou que já tiveram a doença, conforme existência de anticorpos para o vírus da Covid-19.
“De acordo com a autoavaliação que o paciente faz pelo aplicativo, a Secretaria de Saúde entra em contato, por telefone, para confirmar os sintomas suspeitos e, se for o caso, agendar o teste em um dos centros de atendimento e testagem mais perto de onde a pessoa mora”, explica Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.