Atualização Covid-19 em Teresópolis - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Atualização Covid-19 em TeresópolisReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por O Dia
A Secretaria de Saúde de Teresópolis, por meio do Gabinete de Crise criado para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (19/06) a implantação de mais três centros de atendimento e testagem de casos suspeitos da doença e a ampliação do serviço no Centro de Atendimento 24 horas. As unidades irão atender aos pacientes identificados pela autoavaliação no aplicativo “Minha Saúde” e tem capacidade de realização de 80 testes por dias.

Os testes serão realizados mediante agendamento, das 8h às 18h, no Centro de Atendimento na Rua Doutor Aleixo, 85, na Várzea, de segunda à sexta-feira; no 2º Distrito, na Unidade Básica de Saúde de Água Quente, às terças e quintas-feiras; e no 3º Distrito, na unidade montada na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Além disso, no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no bairro Bom Retiro, onde já funciona o Centro de Atendimento 24 horas, também serão feitos testes, no horário das 8h às 18h, seguindo o mesmo protocolo dos três novos centros.

A autoavaliação complementa o sistema de monitoramento implantado pelo município. A iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Testagem (PET) e tem sido obrigatória desde que a cidade iniciou a abertura gradual das atividades econômica, no início do mês. Segundo a prefeitura, por meio da avaliação das informações fornecidas pelos usuários é possível identificar os casos suspeitos, isolar os pacientes e encaminhá-los para testagem.

A novas unidades irão reforçar o enfrentamento da pandemia, permitindo uma análise mais detalhada do percentual de teresopolitanos contaminados ou que já tiveram a doença, conforme existência de anticorpos para o vírus da Covid-19.

“De acordo com a autoavaliação que o paciente faz pelo aplicativo, a Secretaria de Saúde entra em contato, por telefone, para confirmar os sintomas suspeitos e, se for o caso, agendar o teste em um dos centros de atendimento e testagem mais perto de onde a pessoa mora”, explica Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.
Você pode gostar
Comentários