O projeto foi lançado em 2017 pelo Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), com objetivo de auxiliar os municípios na estruturação do controle interno, fomentando maior transparência na administração pública.
As avaliações são feitas por meio de um formulário digital, que é respondido pelos municípios, sendo analisadas questões relativas à transparência, controle interno, auditoria, integridade, estrutura e desenvolvimento. As informações da Prefeitura de Teresópolis destacam que o município obteve nota 6,93, ficando em 1º lugar dentro de sua região, e que teve média de 4,8.
“Essa avaliação mostra que a Gestão Municipal vem realizando um trabalho rigoroso e eficiente de auditoria interna para a melhor execução das políticas públicas, comprometido com as boas práticas de transparência, em benefício da população”, avalia Yára da Rocha Medeiros, secretária de Controle Interno, agradecendo o empenho da sua equipe.