São recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais - Divulgação
São recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiaisDivulgação
Por O Dia
Lançado no final do mês passado, o programa de coleta seletiva “Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize”, já está em funcionamento com a coleta porta a porta pelos integrantes da Associação de Catadores de Teresópolis em 10 bairros da área urbana e a implantação de Ecopontos em 11 locais.

Os postos de coleta estão localizados nos bairros Alto, na praça de alimentação da Feirinha do Alto e no Campus da Unifeso; Albuquerque, no Shopping Vale; Agriões, na sede da Secretaria Municipal de Educação; Bonsucesso, no Posto do Corpo de Bombeiros; Golf, próximo ao Hotel Sesc Alpina, na Avenida Presidente Roosevelt; Pessegueiros, no Posto de Saúde; Santa Rita, na Escola Municipal Fazenda Alpina; Vale do Paraíso, no Campus da Unifeso Quinta do Paraiso; Vargem Grande, próximo a loja Rústika; e na Várzea, no centro administrativo da Prefeitura.

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela gestão, mas a administração do Centro de Coleta está sob a responsabilidade da Associação de Catadores de Teresópolis. A coleta é feita no sistema porta a porta em 10 bairros, na área urbana, com caminhão específico da prefeitura e nos Ecopontos, de segunda à sexta-feira, conforme rota estabelecida pela associação. São recolhidos papel, papelão, garrafas de plástico e latas de cerveja e de refrigerante, entre outros materiais.

A implantação do “Recicla Terê” foi financiada através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Cervejaria Petrópolis. O objetivo do programa é capacitar os catadores e ampliar a as ações de reciclagem na cidade.

Além do galpão, todo o equipamento necessário para a operacionalização do programa também foi adquirido com recursos do TAC: duas prensas, esteira, empilhadeira, seis contêineres, 20 ecobags, 18 ecopontos e dois carrinhos.

Você pode gostar
Comentários