Comércio está otimista com movimento de vendas para o Dia dos Pais - Divulgação
Comércio está otimista com movimento de vendas para o Dia dos PaisDivulgação
Por Paula Valviesse
O Decreto 5.336/2020 publicado na noite desta terça-feira (14/07), que permitiu o retorno das atividades de hotéis e pousadas em Teresópolis, reflete diretamente nos demais setores do município, uma vez que o Turismo movimenta a economia, gerando emprego e renda. Quem comemora essa flexibilização são os expositores da Feirarte - Feira do Alto, que funciona na Praça Praça Higino da Silveira, 128, no bairro Alto, e entra neste final de semana na segunda fase de reabertura.

“Estamos felizes demais, porque tinha tudo pra dar errado e no fim estamos nos reerguendo. Em nossa página recebemos muitas perguntas de turistas sobre quando poderão voltar a frequentar a Feirinha, com a liberação do Turismo, mesmo de forma controlada, nossa expectativa é de aumento do movimento. Nosso movimento tem sido muito bom, acho que as pessoas da cidade descobriram a feira neste período, o que para nós também foi excelente”, diz a expositora Aline Tayt-Sohn, que junto com a irmã, Janaína, gerencia os perfis “Amigos da Feirinha de Teresópolis”, no Facebook e no Instagram.

A partir do dia 18, mais expositores estarão permitidos a retornar às atividades, seguindo as determinações previstas no decreto que estabeleceu a reabertura da feira. No entanto, uma alteração recente permitirá que todos continuem trabalhando, ao invés de ser implantado o sistema de rodízio. Com isso, o local contará com 330 estandes em funcionamento.

Para garantir a ampliação, a prefeitura realizou uma reorganização das barracas, conseguindo estabelecer o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesmas. O local anteriormente já funcionou com 500 estandes, mas segundo o presidente da Sou Mais Feirinha de Teresópolis, Edésio Pacheco, nem todos os expositores voltaram a trabalhar, muitos deles por estarem no grupo de risco, estando proibidos de retornar, podendo apenas indicar auxiliares e substitutos.

“Estamos na 2ª fase de retomada das atividades na Feirinha. Nesta fase, constam 330 expositores, o que possibilitou a readequação do espaço. A próxima fase será em agosto, se o número de expositores não permitir o espaçamento de 1,5 metro, haverá o esquema de rodízio”, informou a prefeitura.

Turismo com restrições: barreiras sanitárias irão controlar entrada de visitantes

A reabertura de hotéis e pousadas em Teresópolis está limitada a 50% da ocupação. Além disso, as hospedagens e os hóspedes terão de seguir rígidas medidas sanitárias. Neste primeiro momento, apenas os turistas com reserva poderão acessar a cidade.

As barreiras sanitárias localizadas nos acessos ao município, no Soberbo, Bom Retiro, na Prata, no Quebra Frascos e na Ermitage, sendo nesta última com atuação da equipe da Polícia Militar, continuarão a fiscalização, autorizando a entrada de turistas que comprovem a reserva de hotel e veranistas que comprovem residência na cidade.

Doação de máscaras ajuda na segurança da Feirinha

A Associação "Sou Mais Feirinha" conseguiu mil máscaras, que foram doadas na coordenação da feira, para caso as pessoas insistam em ir sem. A fiscalização no local continua rigorosa, sendo as pessoas sem máscaras abordadas e solicitado o uso do equipamento de proteção.

“Está muito organizado. A nossa praça de alimentação lotou no último final de semana, mas tudo com distância, tudo controlado. Os expositores estão sendo fiscalizados e orientados pela associação o tempo todo”, comenta Aline Tayt-Sohn.
Você pode gostar
Comentários