Teste Covid-19 - Divulgação / Douglas Macedo
Teste Covid-19Divulgação / Douglas Macedo
Por Paula Valviesse
Com cerca de seis mil exames realizados, entre testes rápidos e PCR, Teresópolis está entre as cidades do Estado que mais tem feito testes de Covid-19. Nesta semana, o município recebeu o primeiro lote, com cinco mil testes rápidos, adquiridos por meio de tomada de preço. O material já está sendo distribuído para as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e nos quatro Centros de Triagem, que nesta quarta-feira (15/07) já utilizaram 150 destes testes.

Segundo o Gabinete de Crise, que reúne as principais representações da administração pública, conselhos municipais e hospitais da cidade, para tratar do enfrentamento ao novo coronavírus, o município tem capacidade para realizar de 100 a 150 testes por dia. Para isso, os centros de triagem estão sendo abastecidos com os testes pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a demanda de cada um.

Nos centros, os testes são realizados mediante agendamento, das 8h às 18h, são eles: o Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no bairro Bom Retiro, onde também funciona o Centro de Atendimento 24 horas; o Centro de Atendimento na Rua Doutor Aleixo, 85, na Várzea; no 2º Distrito, a Unidade Básica de Saúde de Água Quente; e no 3º Distrito, a unidade montada na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa.

Quem pode testar

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde para  atendimento nos centros de triagem, a prioridade são idosos a partir de 60 anos; pessoas com doenças crônicas; gestantes; e mulheres até 45 dias após o parto.

Os pacientes com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) são avaliados nos centros e, após a classificação, podem ser encaminhados para fazer o teste.

Essa triagem tem sido feita também pelas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que também podem realizar os testes.

A população em geral deve realizar a autoavaliação, por meio do aplicativo Minha Saúde, mantendo as informações sempre atualizadas para que possam ser avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que identifica os casos suspeitos e orienta quanto aos procedimentos de isolamento e encaminhamento para testagem.

Município pode comprar até 50 mil testes por preço fixo

A compra de mais testes rápidos de Covid-19 foi realizada através de licitação por tomada de preço. Pelo valor unitário de R$ 64,90, o município poderá adquirir até 50 mil testes para intensificar as medidas de enfrentamento à pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a compra está sendo feita em lotes, sendo realizado o pagamento somente após a entrega.

A ação faz parte do Programa Estratégico de Testagem (PET), lançado em junho pelo Gabinete de Crise e tem como objetivo identificar o percentual de moradores contaminados ou que já tiveram a doença, para que sejam traçadas nova medidas de enfrentamento.

Você pode gostar
Comentários