Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis volta ser fechado - Divulgação
Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis volta ser fechadoDivulgação
Por O Dia
Neste mês de agosto o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis passou a contar com uma nova trilha na sede Pedra da Tartaruga, com acesso pelo bairro Granja Florestal. No local foram construídas quatro pontes de madeira que permitem aos trilheiros se encantarem com a exuberância da floresta e se deslumbrarem com a vista panorâmica de várias montanhas.

A nova trilha, na maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município no Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 1º e recebeu o nome de Vidocq Casas, em homenagem ao poeta e ambientalista, criador da Área de Proteção Ambiental da Pedra da Tartaruga.

“A trilha foi construída com técnicas de manejo internacional, sem custos para os cofres públicos, e é um presente de aniversário para o Parque Municipal, que no dia 6 de julho completou 11 anos. Vidocq Casas foi servidor da Prefeitura e criador da Área de Proteção Ambiental da Pedra da Tartaruga, onde hoje temos o maior parque municipal do Brasil. É uma honra fazer essa homenagem a um homem visionário, que sempre lutou pela preservação da natureza”, pontuou o prefeito Vinicius Claussen.

Com 2,5 quilômetros de extensão (ida e volta), a nova trilha é classificada como de classe 3, com grau de dificuldade de fácil a moderado. Tem cerca de 113 metros de desnível e quatro pontes, a maior delas com 42 metros de extensão. Uma delas segue entre campo e floresta até um mirante, onde o visitante pode identificar o formato da montanha como sendo o de uma tartaruga.

Os filhos do ambientalista Vidocq Casas, falecido em outubro do ano passado, Liliane Xavier e Vidocq Casas Filho, e a neta Giulia Caminha representaram a família do homenageado no lançamento da nova trilha.

O acesso ao Parque Municipal está permitido para trilhas e caminhadas, com acesso as duas sedes: a da Pedra da Tartaruga e de Santa Rita. Como medida de enfrentamento à pandemia, a entrada está limitada a 800 pessoas por vez e o uso de máscara é obrigatório. Informações sobre a unidade de conservação e visitação podem ser obtidas pelo telefone (21) 2741-2234.

Com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis está situado na região noroeste de Teresópolis, parcialmente inserido no 1º e 2º distritos e fazendo limite com os municípios de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Você pode gostar
Comentários