Edição comemorativa pelos 11 anos da área de conservação reúne informações sobre 100 espécies de aves - Divulgação
Edição comemorativa pelos 11 anos da área de conservação reúne informações sobre 100 espécies de avesDivulgação
Por O Dia
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou no último sábado (8/08) o segundo livro sobre o Parque Natural Municipal das Montanhas. A edição comemorativa pelos 11 anos da área de conservação foi elaborada em parceria com a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), sem custos para o município.

Com informações de 100 das cerca de 300 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental, o livro “ADMIRAVES – Avifauna do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”’ foi lançado em cerimônia realizada na sede de Santa Rita. Com edição bilíngue, o livro está disponível para download no formato digital.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, a ideia de publicar um livro sobre as aves que habitam o Parque Municipal surgiu durante o levantamento científico para o livro sobre os 10 anos do parque.

“Fizemos um livro que conta um pouco da história da Mata Atlântica, pontuando sobre 100 das quase 300 espécies de aves registradas. Tem um capítulo sobre educação ambiental no qual a relação ser humano/aves é destaque, mostrando que as aves podem ser apreciadas pela coletividade e não aprisionadas em gaiolas. Há ainda a observação de pássaros, uma prática mundial, pode e deve ser incentivada aqui no parque e estamos trabalhando para oferecer a estrutura para isso”, diz o secretário.

Entre os registros, estão várias espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.

São sete autores, entre profissionais da Secretaria e professores do Unifeso, com a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA. O primeiro capítulo fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas, em português e inglês.

Criado a partir do Decreto Municipal 3.693, que entrou em vigor no dia 6 de julho de 2009, o Parque Municipal Natural das Montanhas tem como objetivo preservar a porção de Mata Atlântica abrangida pelo município, garantindo a proteção das fauna e flora nativas e também de várias nascentes.
Você pode gostar
Comentários