Com a instalação, Teresópolis soma cinco unidades de testagem, com capacidade de atendimento de 80 testes por dia cada uma. Desde junho, os moradores já contavam com quatro centros: na Rua Doutor Aleixo, 85, e no Ginásio Pedrão, na Várzea; no 2º distrito, em Água Quente; e, no 3º distrito, em Santa Rosa.
Em Bonsucesso, o atendimento vai acontecer nas instalações da Escola Municipal Professora Mariana Leite Guimarães, às segundas e sábados, das 9h às 16h, seguindo todas as medidas de segurança e prevenção ao contágio do coronavírus.
A iniciativa é parte integrante do Programa Estratégico de Testagem (PET), mais uma estratégia implantada pela Gestão Municipal e que tem o objetivo de identificar o percentual de teresopolitanos contaminados e com anticorpos para o vírus da Covid-19.
Quem pode testar
Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, para protocolo de atendimento nos centros de triagem, a prioridade são idosos a partir de 60 anos; pessoas com doenças crônicas; gestantes; e mulheres até 45 dias após o parto.
Os pacientes com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) são avaliados nos centros e, após a classificação podem ser encaminhados para fazer os testes.
Essa triagem tem sido feita também pelas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que também podem realizar os testes.
A população em geral deve realizar a autoavaliação, por meio do aplicativo Minha Saúde, mantendo as informações sempre atualizadas para que possam ser avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que identifica os casos suspeitos e orienta quanto aos procedimentos de isolamento e encaminhamento para testagem.