Teresópolis altera horário de atendimento nos centros de testagem - Reprodução
Teresópolis altera horário de atendimento nos centros de testagemReprodução
Por O Dia
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta sexta-feira (9/10) os novos horários de atendimentos dos centros de testagens de Covid-19. Ao todo, oito unidades prestam esse atendimento no município, além dos Postos de Saùde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O funcionamento continua sendo diário, das 8h30 às 17h30, no EPEM, na Rua Doutor Aleixo, 85, no bairro Várzea. No mesmo bairro, o Ginásio Pedrão realiza atendimento padrão todos os dias, das 8h30 às 17h30, inclusive nos feriados, e ainda segue com o atendimento emergencial 24 horas.

De segunda à sábado são realizados os atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSFs) dos bairros Fonte Santa, Meudon e Rosário. Essas unidades funcionam das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 17h, aos sábados.

Às terças-feiras, das 8h30 às 17h, está em funcionamento o centro de testagem de Santa Rosa, no 3º distrito, que está instalado na Capela Santa Rosa de Lima, na Rua Santa Rosa.

Às quartas-feiras, das 8h30 às 17h, está em funcionamento o centro de testagem de Água Quente, no 2º distrito, que está instalado na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, na Estrada Rio-Bahia.

Somente aos sábados, funciona das 8h30 às 17h30 o centro de testagem do Caleme, que está instalado na Igreja Nossa Senhora da Paz, na Estrada do Triunfo.

Além disso, todos os Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam realizando testes em pessoas dos grupos de riscos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Quem pode testar

Os grupos considerados prioritários são crianças e adolescentes; idosos a partir de 60 anos; pessoas com doenças crônicas; gestantes; e mulheres até 45 dias após o parto, com sintomas.

Os pacientes com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) são avaliados nos centros e, após a classificação, podem ser encaminhados para fazer os testes.

Essa triagem tem sido feita também pelas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que também podem encaminhar os casos suspeitos para a realização de testes.

A população em geral deve realizar a autoavaliação, por meio do aplicativo Minha Saúde, mantendo as informações sempre atualizadas para que possam ser avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que identifica os casos suspeitos e orienta quanto aos procedimentos de isolamento e encaminhamento para testagem.
Você pode gostar
Comentários