Trilha do Tangará tem cerca de 1100 metros de extensãoDivulgação PMT
“A trilha do Tangará tem cerca de 1100 metros de extensão, com uma paisagem muito bonita para ser admirada durante a caminhada. Também instalamos uma ponte suspensa com 22 metros de comprimento, com vista para a Pedra de Santa Rita e Caxambu e seu caminho em processo de reflorestamento com palmito juçara, resultando em um grande corredor da espécie de grande importância para a fauna da Mata Atlântica. A nova trilha é um excelente passeio para toda a família e para a observação de aves”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.
As exposições ‘Brigadistas: Conhecendo o trabalho de combate a incêndios florestais’ e ‘Biodiversidade: O trabalho do setor contado através de imagens’ podem ser visitadas até o próximo dia 29 de agosto, de terça a domingo, das 8h às 17h. A sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis fica na Estrada Rincão do Vovô, 9000.
As palestras ‘Biodiversidade em movimento, Pequenas atitudes, grandes resultados’ e ‘Onça-parda, Entre dois Mundos’ foram ministradas pelos biólogos Ricardo Mello e Vinícius Dias e pelos veterinários Alfredo Pinheiro e Heliza Palma.
O Parque Municipal
Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. Abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica na região.
Atualmente a infraestrutura e os equipamentos necessários para a realização das atividades de visitação no parque estão concentradas em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga e o Núcleo Santa Rita. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.