Prefeitura de TeresópolisBruno Nepomuceno
“Equipes das Secretarias de Educação e de Saúde trabalharam de maneira intensa na preparação do retorno dos nossos alunos às unidades. Providenciamos todos os equipamentos necessários para alunos e professores possam voltar às aulas presenciais com toda a segurança. Uma das nossas prioridades é com a Educação do município e estamos tomando todas as medidas para que esse retorno aconteça de melhor maneira”, ressaltou o prefeito Vinicius Claussen.
A Secretária de Educação, Satiele Santos, também mencionou sobre os preparativos para a retomada das aulas presenciais. “Fizemos as adaptações necessárias nas unidades, de acordo com as visitas técnicas da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, adquirimos os materiais de higiene específicos e vamos disponibilizar EPI para todos os alunos e profissionais das unidades, como máscaras de proteção e álcool em gel”.
Satiele Santos frisou que o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais foi elaborado pelas Secretarias de Educação e de Saúde, um instrumento que vem foi amplamente discutido e aperfeiçoado em cada unidade escolar. O documento traz medidas individuais de prevenção e a biossegurança no contexto escolar com relação à prevenção do contágio do coronavírus.
A Secretária pontuou que o retorno às aulas presenciais foi cuidadosamente preparado e que as características de cada unidade escolar foram consideradas. Além disso, pais e responsáveis que considerarem que o aluno deve continuar no sistema de ensino remoto, poderão ter essa opção.
Quanto à merenda, todas as creches e escolas foram abastecidas com os alimentos e produtos necessários ao preparo das refeições que serão oferecidas a partir desta quarta-feira. As refeições serão preparadas por pessoas selecionadas por meio do POT (Programa Operação Trabalho) que passaram por treinamento para realizar tal tarefa. Essa capacitação será de forma continuada, com treinamentos periódicos.
- Distanciamento social;
- Obedecer às marcações horizontais nas áreas coletivas;
- Escolas que têm salas menores vão dividir turmas em grupos, mantendo o híbrido, um grupo numa semana presencial e outro online, e vice-versa;
- Uso obrigatório de máscara;
- Disponibilização de álcool em gel;
- Objetos não devem ser compartilhados;
- Uso de bebedouros deve ser feito com garrafas ou copos individuais;
- Redução dos horários de intervalos entre as aulas e do recreio;
- Distanciamento nas filas e nas mesas durante a merenda;
- Aferição da temperatura corporal no acesso do aluno à escola;
- Higienização das mesas e cadeiras de forma periódica;
- Todos devem estar atentos aos sintomas do Covid-19, chamar o responsável pelo aluno e acionar o serviço de saúde para acompanhar o caso, além de orientar para realizar o teste.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.