Cerimônia de inauguração do SAMU em TeresópolisBruno Nepomuceno
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresópolis já está em funcionamento
Chamado pode ser feito pelo telefone 192 ou pela linha auxiliar (24) 2244-4150
Foi inaugurado na última semana o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU). O atendimento passa a integrar a Rede de Urgência e Emergência de Teresópolis. Pela primeira vez em Teresópolis, o SAMU terá início com duas ambulâncias adaptadas para os atendimentos, além de uma equipe especializada formada por 25 profissionais dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. O chamado pode ser feito pelo telefone 192 ou pela linha auxiliar (24) 2244-4150.
O SAMU funcionará durante 24h, de forma ininterrupta, na realização de atendimentos e resgates de pacientes em situações de urgência-emergência, onde haja a necessidade de intervenção especializada imediata. Após a remoção, o paciente será encaminhado para unidades de saúde com atendimento de pronto-socorro.
O SAMU Teresópolis será coordenado pela Central de Regulação de Urgências (CRU), localizada em Petrópolis, que será a responsável por definir as prioridades e despachar as ambulâncias. Outras emergências continuarão sendo competência do Corpo de Bombeiros, como: acidentes de trânsito com feridos; ferimentos por arma de fogo ou arma branca; agressão; quedas com ferimentos e fraturas; ataques de animais; choques elétricos graves; afogamentos e queimaduras.
O custeio do serviço será dividido entre os governos federal e estadual, resultado da assinatura de convênio assinado em 12 de agosto de 2021. A implantação do programa atende moção do vereador Dudu do Resgate.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.