Alunos da Escola Municipal Manoel da Silveira Medeiros Sobrinho, no Vale do Paraíso, receberam, na última quarta-feira, 23, uma palestra informativa sobre os riscos que envolvem o uso de álcool e drogas, tanto na adolescência quanto durante a vida adulta, organizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alto.
A palestra levou o tema de maneira didática para que os jovens pudessem assimilar ao máximo o conteúdo exposto e foi ministrada pela psicóloga Aparecida Borcard e pela enfermeira Roberta Almeida, ambas do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi).
Além do tema principal, os quase 60 alunos presentes à atividade também puderam ouvir um pouco sobre bullying, cyberbullying e saúde mental, temas também muito presentes na vida dos adolescentes e que podem desencadear o uso e vício em substâncias lícitas e ilícitas que comprometem, entre outras questões, o desenvolvimento psíquico dos adolescentes.
A coordenadora do CRAS Alto, Adriana Marques, também participou da palestra, dando orientações sobre os serviços ofertados pelos CRAS, a importância da Assistência Social na vida não só dos jovens individualmente, mas também no fortalecimento de vínculos entre eles, suas famílias e comunidades.
As profissionais do CAPSi também se colocaram à disposição para que sejam procuradas pelos adolescentes caso eles sintam a necessidade de ajuda especializada. O CAPSi pode ser contatado pelo número (21) 2742-3890.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.