Brian, de 33 anos, lutava há mais de um ano contra o câncer e aguardava pelo autotransplante de medula óssea, tendo retomado as sessões de quimioterapia. No final do mês de abril, o atleta escreveu em suas redes sociais: “Infelizmente, o tipo de tumor que tenho é bastante agressivo, com isso terei que voltar para o tratamento. Com esta quimio, o objetivo é zerar minhas taxas tumorais a fim de realizar um transplante de medula óssea, tentando, de todos os jeitos, zerar as lesões cancerígenas.” Mas não houve tempo.
No ano passado, apesar de já estar em tratamento contra a doença, iniciou um movimento pela reabertura da Praça de Esportes Radicais, próxima à rodoviária de Teresópolis, fechada por conta da pandemia, e onde Brian começou a praticar o esporte, ainda adolescente, onde recebeu homenagem com votos de congratulações do vereador Diego Barbosa, da Câmara Municipal de Teresópolis.
Em 2019, realizou palestra motivacional para alunos da Escola Municipal Sakurá contando sua história no esporte e em como se tornou empresário, fundando sua própria loja de materiais para a prática do ciclismo. Procurava incentivar crianças e adolescentes a praticar o BMX, tanto em Teresópolis, sua cidade natal, quanto em outros munícipios onde participava de campeonatos.
“É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Brian Santos. Brian era um atleta de BMX com inúmeras vitórias, representando nossa cidade. Nossos sinceros sentimentos à família”, disse, com exclusividade ao DIA, a Secretária de Esportes de Teresópolis, Geovânia Maia.
Foram 17 anos de dedicação à difusão da prática de BMX, tendo divulgado Teresópolis no Brasil e no mundo, através do esporte, participando de vários campeonatos nacionais e internacionais, entre eles.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.