Projeto da Prefeitura de Teresópolis "Música na Matriz" traz Conjunto Música Antiga da UFFDivulgação
São obras de compositores e poetas como Marcos Portugal, Tomás Antonio Gonzaga, o baiano Xisto Bahia, compositor da primeira peça gravada no Brasil, o lundu “Isto é bom”, e algumas das lições de solfejo e divertimentos harmônicos do pernambucano Luís Alvares Pinto. O programa apresenta ainda obras de Carlos Gomes e modinhas coletadas por Mário de Andrade que aconselhava: “a modinha deve ser cantada com um sorriso nos lábios e uma lágrima nos olhos”.
Criado em 1994 pela Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis para valorizar e difundir a música erudita e popular, o projeto ‘Música na Matriz’ facilita o acesso do público a concertos de qualidade, com apresentações sempre no primeiro domingo do mês, na Igreja Matriz de Santa Teresa.
O grupo
O Música Antiga da UFF se iniciou com a criação de um conjunto de flauta doce em junho de 1982 no Cine Arte UFF, em Niterói. Ganhou notoriedade e foi oficializado em 1984, como Conjunto Música Antiga da UFF. Desde então, expandiu seu repertório com a aquisição de réplicas de instrumentos da época, como alaúde, viola da gamba e krummhorn, entre outros. Ao longo da existência, seus integrantes se aperfeiçoaram no Brasil, Europa e Estados Unidos, tornando-se mestres e doutores na prática da Performance Historicamente Informada.
Nesses 39 anos de atividades, o grupo realizou concertos por praticamente todas as capitais brasileiras, se apresentou na Europa, gravou nove discos, fez um documentário em longa-metragem, além de seus integrantes ministrarem cursos, palestras e workshops. A partir de ações do grupo, o Centro de Artes da UFF produziu festivais temáticos como Mostra de Música Antiga de Niterói (1985), Música Antiga no Paço Imperial (1987), I e II Encontro de Música Antiga da UFF (1990 e 1991), Encontro UFF de Violas da Gamba (1993), Festival UFF de Música Antiga (2016) e Encontro Brasileiro de Violas da Gamba (2019), entre outros.
Serviço:
• Música na Matriz apresenta Conjunto Música Antiga da UFF
Domingo, 7 de agosto
15h
Igreja Matriz de Santa Teresa, na Várzea
Entrada franca.
.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.