Vídeo mostra Paulinho do Raio X citando presidente da Câmara e outro parlamentar de Volta Redonda - Reprodução/ Redes Sociais
Vídeo mostra Paulinho do Raio X citando presidente da Câmara e outro parlamentar de Volta RedondaReprodução/ Redes Sociais
Por O Dia
Volta Redonda - Em vídeo que circulou pelas redes sociais, o vereador de Volta Redonda, Paulinho do Raio-X, cita os nomes de outros dois vereadores durante suposta tentativa de extorsão ao prefeito da cidade, Samuca Silva.
O parlamentar foi preso em flagrante em março deste ano, por agentes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (Ciaf), e o Ministério Público Estadual (MP-RJ), através do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral da Justiça (Gaocrim).

Durante uma das conversas com o prefeito, que foram gravadas pelo Chefe do Executivo com auxílio da Polícia Civil e MP, o vereador Paulinho do Raio-X citou os nomes dos vereadores Nilton Alves de Faria, o Neném (Dem), e Carlinhos Santana (Pros). O primeiro é o atual presidente da Câmara de Vereadores.

Em um dos vídeos gravados por Samuca e encaminhado para a Comissão Parlamentar de Inquérito aberta pelo Legislativo, o vereador, preso em flagrante, trata com o prefeito sobre o suposto pagamento dos valores negociados em troca da obstrução de um pedido de abertura de processo de impeachment. Paulinho, então, cita o pagamento para os outros dois vereadores e fala seus nomes.

“Você acha que precisa colocar o Neném de cara ou não? Eu acho que não... Neném. Acho que não. Botar o Neném de cara. O Carlinhos também. Mas você acha de colocar Carlinhos e o Neném de cara?”, questiona Paulinho ao prefeito.

Os nomes surgiram enquanto o prefeito tratava do tema, com orientações do MP, com Paulinho, que teria feito o pedido e dito que a entrega de valores seria feita direto aos parlamentares ou pessoas ligadas a ele.
Publicidade
A reportagem procurou o Presidente da Câmara, o vereador Nilton Alves de Faria, conhecido como Neném que enviou a seguinte nota:
"O atual presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Nilton Alves de Faria - Neném esclarece que quanto ao seu nome envolvido em alguma publicação fake ou algo desencontrado da história de vida pessoal e figura pública conquistada com trabalho e dedicação já está nas mãos de seus representantes jurídicos para as devidas providências de acordo com a justiça. Agora, no que condiz ao vereador Paulinho do RX, a Casa Legislativa está apurando tudo relacionado ao caso através das Comissões criadas em plenário e o Presidente do Legislativo tem dado prosseguimento seguindo o regimento interno”, disse a nota.

Paulinho conseguiu um habeas corpus e responde o processo em liberdade. O parlamentar segue afastado de seu cargo por decisão judicial.

A Câmara de Vereadores instaurou uma Comissão Processante para avaliar a conduta do vereador Paulinho do Raio-X e deliberar sobre uma possível cassação. O prefeito Samuca Silva prestou depoimento na segunda-feira, dia 29, sobre o caso. Paulinho do Raio-X não compareceu ao seu depoimento.

Paulinho do Raio-X teria cobrado do prefeito Samuca Silva R$ 325 mil, dividido entre os três vereadores, para ajudar na rejeição de um processo de impeachment do Chefe do Executivo. Ao ser extorquido, o prefeito Samuca fez uma denúncia ao Ministério Público e, orientado pelos promotores, gravou as conversas com o parlamentar.

Em um encontro marcado em sete de março, o prefeito encontrou com Paulinho quando entregaria supostamente os valores combinados. Na hora da entrega, conforme acordado, os agentes da Polícia Civil e do Ministério Público fizeram a prisão em flagrante do parlamentar.
Publicidade
Confira o vídeo que mostra o vereador preso por extorsão citando presidente da Câmara e outro parlamentar de Volta Redonda:
Publicidade