A Saúde afirma, no documento, que a intenção é "reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)"
A Saúde afirma, no documento, que a intenção é "reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)"Divulgação
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda divulgou que retomará nesta terça-feira, dia 30, a vacinação contra a covid-19, em idosos com 72 anos. Neste dia, também serão imunizados com a 2ª dose, os idosos que receberam a primeira dose até 09 de março.
Segundo a SMS, a vacinação será retomada por conta do recebimento de um novo lote de vacinas, no último sábado, dia 27. O município recebeu 5.460 doses, sendo 890 doses da vacina AstraZeneca (Oxford) e 4.570 da vacina CoronaVac.
Publicidade
A vacinação acontecerá nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF), das 09h às 16h. O município segue a ordem decrescente de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde deverá fazer uma nova programação para idosos com idade mais baixa ainda esta semana, conforme explica o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos.
Publicidade
“Ainda esta semana poderemos ter uma nova faixa etária sendo vacinada. Mas, avisaremos uma faixa etária de cada vez pela imprensa e pelos canais de comunicação da prefeitura”, afirma ele.
As unidades vão atender aos idosos que estão cadastrados no site da prefeitura ou na própria unidade de referência onde fazem acompanhamento. Além disso, qualquer pessoa, dentro da faixa etária prevista para amanhã, mesmo sem cadastro, pode ir a um dos locais portando um documento de identidade ou cartão do SUS para ser vacinado.
Publicidade
A secretaria informa que a aplicação da segunda dose ocorre normalmente para os já vacinados dentro do intervalo de 14 a 28 dias. Todas as pessoas que se vacinaram receberam no ato da aplicação um cartão de vacinação com as informações do lote da vacina e a data para a segunda dose. É preciso ficar atento a data para não perder o prazo da imunização, ressalta a secretaria.
O intervalo para a segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias, após a primeira dose, já quem tomou a vacina AstraZeneca (Oxford) o intervalo para a segunda dose é de três meses.