Prefeitos que compõem o Cismepa solicitam mais leitos no Hospital Regional em VR
Prefeitos que compõem o Cismepa solicitam mais leitos no Hospital Regional em VRDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 29, no salão da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) de Volta Redonda uma reunião para discutir questões ligadas ao combate à covid-19.
Reivindicações foram apresentadas ao governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, que participou do encontro por videoconferência. Os prefeitos solicitaram a abertura de novos leitos para atendimento à pacientes com covid-19 das cidades da região do Médio Paraíba.
Publicidade
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) e prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, assim como os demais prefeitos, destacou que os leitos de UTI no Hospital Regional sejam priorizados para moradores da região.
“Nossa pauta de hoje foi sobre a questão da covid-19 na região e foi unânime entre os prefeitos e secretários presentes tentar expandir o número de leitos do Hospital Regional. Queríamos pedir também para que olhe com relação à questão da regulação que seja mais de forma regional e dando prioridade ao Médio Paraíba. Além disso peço em relação as ações que municípios da região necessitam da atuação do DETRO para a fiscalização de linhas de transporte intermunicipal, com a questão dos ônibus superlotados. Já existe um decreto que prevalece o limite de até 50% em cada veículo, temos dificuldade desse cumprimento, já que não é atribuição direta do município. Agradeço a presença do Governador neste dia em que comemora o seu aniversário e também do deputado estadual, Gustavo Tutuca e do Deputado, Marcelo Cabeleireiro que participaram dessa reunião”, pediu Ednardo.
Publicidade
O governador em exercício, Cláudio Castro, disse que já deu aval ao secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves, para atender as solicitações dos prefeitos.
“Orientei o Doutor Chaves que tirasse um pouco de cada local na Região dos Lagos e aí também no Hospital Regional de pacientes. Não é só aí, mas em todo o Estado está ruim. Uma hora dura e de turbulência que nós temos que passar juntos. Eu imagino como seja a angústia de cada prefeito, já que estão mais próximos do Cidadão. Temos consciência que vocês sofrem, mas essa pressão do que eu. Entendo que esse atendimento tem que ser mais regionalizar o possível, já dei essa autorização ao doutor Chaves e acredito que com abertura desses quase 900 leitos que vão estar abrindo vai ser um início de diminuição da procura do SUS que acaba afetando vocês”, disse.
Publicidade
Durante a reunião, os seguintes pedidos foram apresentados: abertura de mais 50 leitos para regulação regional no Hospital Regional Zilda Arns; prioridade para cidades do Médio Paraíba nos leitos já abertos e demais que ainda vão abrir; apoio para adquirir Insumos que permitam intubação orotraqueal; apoio para adquirir respiradores, monitores, bombas infusoras e demais equipamentos que permitam abertura de leitos nas redes municipais da região e acesso aos relatórios da central de regulação para ver a origem dos pacientes que estão entrando no Hospital Regional.