Anvisa recomenda suspensão imediata do uso da AstraZeneca em gestantes
Anvisa recomenda suspensão imediata do uso da AstraZeneca em gestantesAFP
Por O Dia
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda informou que suspendeu a aplicação com a vacina AstraZeneca para gestantes. A decisão aconteceu após a manifestação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e decisões judiciais recentes, que valem para todo território nacional.
Ainda segundo a SMS, sobre a suspensão de vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca, e considerando não haver disponibilidade de outras vacinas para primeira dose no momento, está suspensa temporariamente a aplicação de vacinas contra a covid-19 no grupo de gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e lactantes, reforçando a vacinação contra a Influenza e aguardando novas orientações.
Publicidade
Em decorrência de decisão judicial, também está suspensa qualquer aplicação de 1ª dose para os seguintes grupos: Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; e profissionais de educação, até que se encerre a vacinação de todas as faixas etárias até 18 anos do grupo prioritário de comorbidades.
Pais e tutores de pessoas com deficiência
Em respeito à Medida Cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) e independente do mérito, não está liberada a vacinação contra covid-19 a título de pais e tutores de pessoas com deficiência, até que a prefeitura receba orientação técnica da Secretaria de Estado de Saúde.
Publicidade
Vacinação AstraZeneca - 1ª dose
Nesta terça-feira, dia 11, a vacinação da 1ª dose da AstraZeneca segue a programação divulgada atendendo os seguintes grupos: pessoas institucionalizadas e trabalhadores de ILPIs; pessoas institucionalizadas com deficiência acima de 18 anos; pessoas de 60 anos e mais, independente de comorbidade; profissionais de Saúde, mediante comprovação por contrato de trabalho ou carteira do Conselho de Classe; comorbidades conforme relação definida pelo Ministério da Saúde, de 50 a 59 anos.
Comorbidades de 18 a 59 anos: Obesidade com IMC>40; diabéticos Insulino-Dependentes (NOVO); anemia Falciforme; doentes Renais em Terapia Renal Substitutiva; neoplasias em quimio e/ou radioterapia; síndrome de Down; transtornos do Espectro Autista; pessoas com Deficiências Intelectuais Graves e transplantados de Órgãos Sólidos.
Publicidade
Vacinação AstraZeneca - 2ª dose
A segunda dose da vacina AstraZeneca está sendo aplicada nas pessoas vacinadas com a 1ª dose até o dia 16/02/2021. A aplicação acontece nas unidades Básicas e de Saúde da Família, exceto: 249, São João, Volta Grande, Vila Mury e Siderlândia.