Prefeitura de VR vai adotar ações sobre trecho onde um trevo foi construído de maneira irregular por uma construtoraDivulgação

Volta Redonda - Um trevo na Rodovia do Contorno em Volta Redonda tem registrado com frequência, acidentes de trânsito, inclusive com mortes. No dia 31 de dezembro de 2021, uma jovem de 23 anos, morreu após o carro que estava colidir com outro veículo de passeio neste trecho da estrada.
Além desse, outros dois acidentes também foram registrados nos últimos dias de dezembro de 2021. O primeiro, no dia 23 de dezembro, uma mulher morreu e uma criança, de 11 anos, ficou ferida. E o segundo ocorreu na terça-feira, dia 28, um homem ficou ferido após a colisão frontal envolvendo uma carreta e um caminhão baú.
Sobre a situação, a Prefeitura de Volta Redonda divulgou uma nota, onde afirma que vai adotar ações sobre o trecho onde o trevo foi construído de forma irregular por uma construtora. A obra, não teve autorização dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais para ser realizada e nem adotou os parâmetros legais.
O governo municipal de Volta Redonda acionou o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) para que uma solução seja tomada oficialmente, dentro da lei e com o intuito de preservar vidas.
“O trevo foi construído durante o ano de 2020, sem autorização e fora dos padrões técnicos exigidos para o local. Ainda na fase do projeto, os primeiros questionamentos foram feitos à construtora, que mesmo assim fez a obra, a toque de caixa, sem licença para isso”, diz a nota da prefeitura.
Ainda no ano de 2020, através de um documento, a Secretaria Municipal de Transporte Mobilidade Urbana (STMU) sinalizou que o projeto iria promover “movimentos inseguros na pista”, e deste modo, colocaria a vida de pessoas em risco.
O texto aponta que neste caso, a construtora teria de ter observado que a estrada tem volume diário médio (VDM) de aproximadamente 7 mil veículos, tornado a rotatória vazada (utilizada pela construtora no trecho), tanto inapropriada, como ilegal.
Ainda segundo a Prefeitura, diante da falta de reação da construtora, irá adotar com urgência todas as providências cabíveis. E destacou, também, que não construiu casas no local e nem fez o trevo.

“Não vamos perder tempo com discussões sem sentido. Queremos salvar vidas primeiro, mas em seguida vamos responsabilizar judicialmente quem errou e ajudou a causar estes acidentes”, falou o Prefeito Antonio Francisco Neto.