A campanha está no calendário oficial do órgão e prevê duas edições ao ano em VRDivulgação

Volta Redonda - A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda prepara a 1ª edição deste ano do “Universitário Sangue Bom”. A campanha foi lançada em 2021, em parceria das atléticas, diretórios e centros acadêmicos e está no calendário oficial do órgão.
A ideia é incentivar a doação de sangue para o Núcleo de Hemoterapia, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB) e também mobilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicos.
As doações iniciam nesta segunda-feira, dia 18, e seguem de acordo com o número de doadores cadastrados. O limite é de 15 pessoas por dia. A CoordJuv lembra que o uso da máscara facial permanece obrigatório nas unidades de saúde.
“Para participar, entre em contato com as atléticas ou com os diretórios e centros acadêmicos da sua universidade. Doar sangue é um ato de solidariedade”, falou a coordenadora municipal de Juventude, Larissa Garcez.
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) também é parceira da ação, garantindo transporte para os universitários que participarem da campanha. Segundo o calendário estabelecido com o hemonúcleo, com data e horário marcados, o transporte vai sair dos campi das universidades ou de pontos de encontro previamente combinados com os estudantes.
A CoordJuv disponibiliza o WhatsApp (24) 99290-3212 para esclarecer dúvidas e ainda para cadastro de coletivos que queiram aderir à campanha.
A campanha está no calendário oficial do órgão e prevê duas edições ao ano em VR - Divulgação
A campanha está no calendário oficial do órgão e prevê duas edições ao ano em VRDivulgação
A captação no Banco de Sangue do Hospital São João Batista ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Depois do procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis); estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue); aguardar dois dias se foi vacinado contra a covid-19 com a vacina CoronaVac e sete dias se foi vacinado com outro imunizante.