Previsão é que passeio aconteça a partir de junhoCris Oliveira – Secom/PMVR

Volta Redonda - Nesta quinta-feira, dia 12, o prefeito Antonio Francisco Neto anunciou o retorno das viagens para a terceira idade de Volta Redonda. O anúncio aconteceu durante um café da manhã em comemoração ao mês das mães, no Parque Aquático Municipal.
O passeio desta vez será para o Hotel Le Canton, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. A previsão é que a viagem aconteça a partir de junho.
“A partir do próximo mês vamos voltar com as viagens, e de uniformes novos. Quando assumimos a administração municipal, não tinha dinheiro nem para pagar a conta de luz, estávamos com quatro folhas de pagamento atrasadas e agora estamos colocando nossa cidade em ordem e, assim, voltando com os nossos projetos. Para isso basta administrar o dinheiro público com consciência e ter ajuda de pessoas competentes como estou tendo”, contou o prefeito Neto.
Entre os roteiros onde os idosos já estiveram estão as praias de Angra dos Reis (Resort Vila Gallé), Mangaratiba (Club Med Resort Rio das Pedras), Búzios (Atlântico Búzios Convention & Resort), além de municípios do Circuito das Águas e do Ciclo do Café.
Segundo a prefeitura, os projetos da Melhor Idade visam aumentar a expectativa de vida dos participantes e ser um instrumento contra a depressão, fortalecendo assim, o convívio e inclusão social. Através das atividades físicas os participantes conseguem diminuir o consumo de remédios controlados e também reduzir as internações médicas.
Previsão é que passeio aconteça a partir de junho - Cris Oliveira – Secom/PMVR
Previsão é que passeio aconteça a partir de junhoCris Oliveira – Secom/PMVR
Café da manhã
Na manhã desta quinta-feira, dia 12, cerca de 300 pessoas participaram de um café, que reuniu participantes dos grupos de hidroginástica do Parque Aquático Municipal. As ações no local são dedicadas à terceira idade. À tarde e na sexta-feira, outros grupos participarão.
De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, quase mil alunos da terceira idade participam das atividades no Parque Aquático.
“A importância de encontros como esse é de celebrar a vida, principalmente pós-pandemia. Estar aqui, dançando, brincando é praticar saúde. Estou muito feliz em poder celebrar a vida e o mês das mães”, falou a secretária.
O prefeito Neto pediu aos participantes que convidem mais pessoas para as atividades da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).
“O Deley vem ressaltando a importância de tirar as pessoas de casa, por conta da depressão. Por isso, hoje quero pedir para que cada um de vocês traga um amigo para participar das nossas ações. Nos ajude a tirar as pessoas de casa, chame seu vizinho, e continuem acreditando na nossa cidade”, frisou Neto.
O assessor especial, Deley de Oliveira, também lembrou a importância da retomada dos projetos voltados à terceira idade.
“A doença que mais tem matado no mundo é a depressão. Então vamos fazer um mutirão e trazer aquelas pessoas que já conhecem os projetos ou que nunca participaram para fazer parte das nossas atividades, para que elas saiam das suas casas e da solidão”, destacou Deley.
A Dona Palmira Luiza de Souza, que completará 91 anos, é uma das alunas mais antigas do projeto de hidroginástica. Durante o anúncio do passeio, ela foi homenageada e recebeu flores das mãos do prefeito Neto.
“Encontros como esse nos fazem mais feliz e é uma oportunidade de encontrar os amigos e colocar a conversa em dia. Isso muda o nosso astral. Eu adoro”, celebrou dona Palmira.
A moradora do Santo Agostinho, Maria das Graças Ferreira, de 67 anos, contou que a vida dela mudou depois de fazer parte do projeto.
“Estou aqui desde o início do projeto e de lá para cá muita coisa mudou. Além dos benefícios físicos que a hidroginástica me trouxe, também conheci pessoas e fiz novas amizades. Isso tornou minha vida muito melhor e feliz”, citou a moradora.
Parque Aquático
O Parque Aquático Municipal tem 11,3 mil m² e possui três piscinas, sendo uma para lazer, uma infantil e uma olímpica, vestiários e cantina, além da parte administrativa com secretaria, sala de professores e uma para exames médicos.
Para frequentar o parque como lazer, o morador de Volta Redonda deve ser cadastrado, possuir a carteirinha e estar com o exame médico atualizado. Quem ainda não for usuário do local, a orientação é fazer o cadastro na secretaria do parque de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. É preciso apresentar Documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.