Secretários de Volta Redonda e Angra dos Reis fecham parceria para segurança nas cidadesDivulgação

Volta Redonda - Os municípios de Volta Redonda e Angra dos Reis fecharam um convênio na área de segurança. A parceria prevê a cessão das imagens de monitoramento geradas pelas câmeras OCRs, responsáveis pelas leituras de placas dos veículos que circulam pelas duas cidades.
A decisão foi firmada nesta semana, quando o secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, recebeu a visita do secretário municipal de Segurança Pública de Angra dos Reis, o subtenente da Polícia Militar Douglas Barbosa, na sede da secretaria de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João.
“Essa troca de informações vai contribuir para fechar o cerco quando for detectado algum veículo circulando entre as duas cidades, que tenha sido furtado/roubado ou que esteja em nome de uma pessoa que deve à Justiça, por exemplo,” disse o secretário Luiz Henrique.
A ideia maior é a integração da Região Sul Fluminense, para que os problemas sejam solucionados utilizando o investimento que os municípios realizam na área de monitoramento.
“Vamos fomentar essa troca de informações e chegar mais rápido às soluções”, declarou o secretário Douglas Barbosa.
As duas cidades possuem o sistema de monitoramento Sentry, com as câmeras de leitura inteligente OCR (optical character recognition). Os equipamentos identificam placas, cruzam as informações com o Ministério da Justiça e permitem detectar se o veículo tem registro de roubo/furto, ou se o proprietário responde a algum processo ilícito.
O objetivo, em Volta Redonda, é que todos os estabelecimentos que tenham um grande volume de veículos nos seus estacionamentos possam integrar o sistema, como shoppings, supermercados, hospitais, entre outros, aumentando assim, o alcance do monitoramento.