Volta Redonda recebe até esta terça-feira, 24, cerca de 3,5 mil equipamentosDivulgação/ Cris Oliveira

Volta Redonda - Nesta segunda-feira, dia 23, teve início a troca das lâmpadas de sódio (amarelas) por modelos de LED, através do Plano de Mobilidade Urbana, em Volta Redonda. O serviço começou pelo bairro Laranjal, e é feito pela empreiteira que já realiza a construção das novas calçadas no mesmo bairro.
Segundo a prefeitura, a troca tem a finalidade de proporcionar maior luminosidade, garantindo assim, o aumento da sensação de segurança, além de economia aos cofres públicos.
O engenheiro Sebastião Leite, que é assessor consultivo da prefeitura para assuntos referentes à energia, e coordena o projeto de eficiência energética no município, disse que até esta terça-feira, dia 24, chegam ao município aproximadamente 3,5 mil novas lâmpadas.
“A meta é trocar uma média de 3 mil lâmpadas a cada 30 dias, aproximadamente. Após as ruas do Laranjal, a programação é seguir com os trabalhos para o bairro Jardim Amália”, falou o engenheiro.
Também de acordo com Sebastião Leite, esta primeira fase do plano, intitulada Demob 1, contempla a troca de lâmpadas em bairros que ficam à margem direita do Rio Paraíba do Sul, enquanto a fase Demob 2, com previsão de iniciar em cerca de 15 dias, terá troca de iluminação em bairros à margem esquerda do rio.
“Com as lâmpadas que a prefeitura já trocou nos principais centros comerciais, mais os pontos de iluminação contemplados pelo Plano de mobilidade Urbana, toda a cidade será atendida com cerca de 27 mil pontos de iluminação trocados”, detalhou Sebastião Leite.
Segundo o governo municipal, ao final da troca das lâmpadas em toda a cidade, a economia será de 50% nos custos com iluminação. A diminuição está vinculada à tecnologia da luz de LED, que permite menor necessidade de manutenção, pois elas possuem maior durabilidade.
“Um trabalho que começamos e, graças ao investimento do Governo do Estado, por meio do governador Cláudio Castro, está melhorando a iluminação e vai chegar a todas as ruas da nossa cidade. Essa parceria é fundamental para a recuperação e crescimento de Volta Redonda”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Ainda dentro do Plano de Mobilidade Urbana, a construção dos mais de seis quilômetros de novas calçadas segue pelos bairros Laranjal, Vila Santa Cecília e Aterrado. O novo calçamento conta com piso intertravado, com maior durabilidade e resistência, e além disso irá facilitar outras atividades como reparos subterrâneos, já que são de fácil reposição. O projeto ainda inclui acessibilidade para pessoas com deficiência, como piso tátil e rampas de acesso para cadeirantes.
Um levantamento topográfico está em execução para a construção das ciclovias. A previsão é que as escavações comecem ainda nesta semana, conforme informou a prefeitura. O trabalho ocorre na Via Sérgio Braga, próximo à Rua 237, no bairro Conforto, e na Avenida dos Trabalhadores, próximo à Rua 23, na Vila Santa Cecília.
Segundo as estimativas, um total de 18 quilômetros de ciclovias ficarão no entorno da Usina Presidente Vargas e entre os bairros Santa Cruz e Niterói. O novo sistema vai ser interligado a ciclovias já existentes.
Cerca de R$ 140 milhões serão investidos através do Plano de Mobilidade Urbana. O projeto envolve intervenções na estrutura viária, contempla pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas, ciclovias, obras de arte especial de engenharia, abrigos para usuários do transporte público, sistemas inteligentes de tráfego e a iluminação pública.