Carteira Nacional do Artesão é entregue a mais de 70 profissionais de VR Cris Oliveira

Volta Redonda - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), através do Programa Estadual de Artesanato, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda entregou a Carteira Nacional do Artesão para 71 profissionais da cidade. A cerimônia de entrega aconteceu na última sexta-feira, dia 20, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.
Com o documento, a pessoa garante acesso a microcrédito e vantagens como a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Estadual, capacitações, auxílio para divulgar trabalhos e benefícios com instituições parceiras, como descontos na compra de matéria-prima.
Para solicitar a Carteira Nacional do Artesão é necessário que a pessoa faça um pré-cadastro online, através do site: www.programadeartesanato.rj.gov.br. A artesã Roseli Costa, que recebeu a carteira, contou que o documento é uma forma de valorizar a profissão, e com isso, ser reconhecida em editais e feiras.
“A Carteira Nacional do Artesão vai me ajudar muito, com isso, vou poder expor meus trabalhos em feiras estaduais e nacionais, além de poder participar de editais. Faço meu artesanato com muito orgulho há anos e me sinto feliz em ser reconhecida com essa ação do governo”, ressaltou a artesã.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos, o trabalho local é um produto de grande importância dentro do setor turístico, além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional.
“O Programa de Artesanato Estadual tem investido na organização do segmento. A Carteira Nacional do Artesão tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda. Com os cadastramentos é possível enxergar as características de cada localidade e assim desenvolver o segmento. Além disso, o documento possibilita ter acesso a linhas de crédito exclusivas, editais e exposição em feiras nacionais e estaduais”, falou Marcel Vasconcelos.
Já o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, destacou que a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Turismo para promover o artesanato.
“Estamos caminhando juntos no reconhecimento profissional aos artesãos. O artesanato faz parte da economia criativa sendo fundamental para o nosso município. A Secretaria Municipal de Cultura montou uma agenda especial, com datas das feiras de artesanato para o ano todo. Esse cronograma visa dar acesso e visibilidade para o segmento”, frisou.
O assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira, representou o prefeito Antonio Francisco Neto, e falou sobre a valorização do artesanato no município de em Volta Redonda.
“Essa iniciativa garante que muitos artesãos possam criar sua própria renda, tendo acesso a políticas públicas que auxiliem este segmento. O artesanato é cultura, turismo e graças a essa ação, o artesanato não é mais um hobby, é uma profissão que está sendo reconhecida e deve ser cada vez mais valorizada no nosso município”, comentou Deley.
Estiveram no evento: o coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos, o “Ceceu”; do secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza; deputado estadual Gustavo Tutuca; assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira e Bruno Bravo – representante da AgeRio (Agência Estadual de Fomento).