Volta Redonda - A partir desta segunda-feira, dia 23, serviços de capina, roçada, limpeza de entulho, pintura de meio fio e operação tapa buraco serão realizados no bairro Candelária. As ações acontecem através do projeto "Meu Bairro + Limpo".
Uma equipe composta por 100 funcionários da secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) irá realizar os trabalhos no bairro até quarta-feira, dia 25. Desta vez, o projeto conta também com a presença dos agentes de endemia da Vigilância Ambiental, órgão responsável pelo combate à dengue. Os funcionários irão realizar a vistoria nas residências.
Os moradores serão orientados sobre os cuidados do ambiente e ainda quanto ao descarte dos materiais inservíveis que possam oferecer risco. A equipe vai ensinar a população a acabar com os focos, fazendo a prevenção e também pedindo que as "velharias" guardadas nos quintais sejam colocadas nas calçadas, para a equipe que recolhe entulho da SMI retire com os caminhões.
Segundo a prefeitura, essa união da SMI e da Vigilância Ambiental irá se repetir em todos os locais que tiverem infestações acima da média, de acordo com o LIRAa. Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, a ideia é associar a ação de limpeza da SMI com a conscientização da população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
“O Aedes possui características que faz com que seja necessário um esforço conjunto para o controle, aliando as ações de saúde e limpeza urbana podemos minimizar o desenvolvimento de criadouros do mosquito. Mas é importante também ressaltar que essas ações dependem do esforço da população em manter os ambientes livres de matérias que possam acumular água”, falou Janaína.
De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, o próximo bairro a ser beneficiado com a iniciativa da prefeitura de Volta Redonda será Três Poços, onde o trabalho acontecerá entre os dias 26 e 28.
“Estamos com uma grande força-tarefa para fazer a capina e a roçada chegar aos padrões que nos acostumamos ver”, comentou a secretária da SMI.