Equipe técnica visitou o Hospital Regional do Médio Paraíba nesta terça-feira, dia 24Divulgação

Volta Redonda - Uma visita técnica foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 24, no Hospital Regional do Médio Paraíba Drª Zilda Arns Neumann, no bairro Roma, em Volta Redonda. Os técnicos da empresa Siemens avaliaram o espaço e a infraestrutura da unidade que irá abrigar o novo aparelho de ressonância magnética.
A inspeção também contou com a presença de integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da direção do hospital. Durante a visita, foram sugeridas as adequações necessárias e a previsão é que o aparelho entre em funcionamento no mês de outubro.
O investimento de aproximadamente R$ 5,8 milhões chegou através de recurso de emendas de bancada de deputados federais do estado do Rio. O aparelho adquirido pela prefeitura irá atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) da Região Sul Fluminense, como explica a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.
“Quando o prefeito Neto assumiu, tomou ciência da verba disponibilizada, e seguimos todos os tramites para liberação, e compramos o aparelho. A localização no Hospital Regional é estratégica, para poder atender toda a região, cumprindo a missão do hospital e melhorando o atendimento da rede pública, tanto em Volta Redonda quanto em outros municípios”, explicou a Maria da Conceição.
Usado em hospitais que são referências no país como, Sírio-Libanês e Alemão Oswaldo Cruz, o aparelho de ressonância magnética é moderno, possui recursos de inteligência artificial que permitem maior produtividade, e tecnologia que realiza ressonância magnética de corpo inteiro, fator essencial nos estudos oncológicos.
Além disso, o aparelho tem a capacidade de carga da mesa de exames, que suporta até 250kg, a maior capacidade de um equipamento da região, podendo realizar exames com facilidade em pacientes obesos. Ainda possui abertura de 70cm, que proporcionam mais conforto aos pacientes.
“Com a nova ressonância, o paciente terá acesso a exames de alta qualidade de imagem, realizados de forma até 50% mais rápida do que as ressonâncias convencionais em um ambiente confortável. Para quem se sente incomodado com ruídos e/ou claustrofobia, o aparelho possui recursos que reduzem significativamente esses efeitos”, esclareceu Denis Frossard de Andrade, que é gerente de Engenharia Clínica da SMS e acompanhou os técnicos da Siemens durante a visita.
O aparelho adquirido pela prefeitura possui também recursos para exames cardíacos, oncológicos e vasculares, e realiza biópsia de mama por ressonância.
“Estou aqui há dois anos e com a redução de internações por Covid-19, estamos atendendo outros perfis de pacientes. E acredito que vai ser importantíssimo para a região, porque é um exame de alta complexidade.
Não tem tantas ofertas como a demanda prevê. Vai ser muito importante poder prestar esse serviço ao cidadão do estado, ajudando bastante a rede de saúde da região”, falou o gerente administrativo do hospital, Rodrigo de Costa Fortes.
O prefeito Antonio Francisco Neto falou sobre os recursos destinados pela bancada de deputados federais do Rio.
“Estamos unindo esforços, tirando importantes investimentos do papel, para melhorar a saúde da população. Além do aparelho de ressonância, os pacientes do SUS em Volta Redonda contarão em breve com os hospitais São João Batista, do Retiro (Dr. Munir Rafful) e a UPA Santo Agostinho totalmente reformados, melhorando ainda mais o atendimento na rede pública”, declarou Neto.