Volta Redonda - Neste fim de semana, dias 27e 29, Volta Redonda irá sediar o primeiro encontro de trancistas da cidade. O evento será realizado no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. O objetivo da atividade é abordar sobre a autoestima da população negra.
As tranças se tornaram símbolo de resistência de mulheres e homens como uma forma de combate ao racismo. Além de serem estilosas, as tranças também são uma maneira de valorização das características da população negra, e ajudam no empoderamento e resgate de suas origens.
Os interessados devem se inscrever através do link: https://bityli.com/qgaZyP. Na sexta-feira, dia 27, as atividades começarão às 14h. No sábado, dia 28, das 10h às 14h e no domingo, dia 29, as ações iniciarão às 18h, no Memorial Zumbi.
Na programação do evento, consta oficina de trança, contação de histórias, apresentação de dança afro, roda de conversa, workshop de cuidado com suas tranças e desfile de tranças e penteados.
A coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares, Renata Ferreira, comentou que a expectativa é boa para os três dias e que a ideia é combater o racismo com informação.
“Esperamos muitas pessoas nesse primeiro encontro. Já estamos recebendo as inscrições de interessados. O nosso objetivo é mostrar a importância dos cabelos trançados e combater com informações o racismo. Há muito preconceito ainda sobre o assunto. Queremos trabalhar intensamente sobre essas questões com conhecimento e educação”, falou Renata.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, ações como essa são muito importantes.
“O Memorial Zumbi dos Palmares é um espaço dedicado à cultura negra e durante todo o ano queremos fomentar ações voltadas a essa população. Esse é o primeiro encontro de trancistas, mas iremos apoiar muitos outros”, disse Anderson.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.