Em 2022, esta foi a primeira vez que o número de doadores superou o de transfusões de sangueDivulgação

Volta Redonda - O Hemonúcleo de Volta Redonda registrou que as doações de sangue em maio deste ano superaram o número de transfusões. Segundo a unidade, esta foi a primeira vez em 2022 que o fato aconteceu, sendo 452 doadores e 387 transfusões. O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima comentou sobre o fato. De acordo com ele as campanhas de divulgação alcançaram mais doadores.
“Conseguimos essa grande vitória em maio. Desde o mês passado, o Banco de Sangue de Volta Redonda tem o maior número de coletas no interior do estado. Nossa meta é aumentar cada vez mais o número de doadores, para não operarmos no limite de estoque. As campanhas de divulgação nos ajudaram muito na conscientização da doação de sangue. Agrademos à imprensa pelo apoio e às pessoas que sempre contribuem com o Núcleo de Hemoterapia, em especial ao prefeito Neto e nosso diretor Sebastião Faria. É muito importante lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, disse o médico.
Ainda segundo Lula, em junho, quando se comemora o mês de conscientização para a doação de sangue, o Núcleo de Hemoterapia vai promover outras ações e campanhas.
“Ainda teremos várias campanhas, algumas já agendadas para este mês e também para julho. Temos uma profissional específica para a captação de doadores e nosso trabalho já vem sendo reconhecido na esfera estadual”, comentou o médico hematologista.
O Banco de Sangue, que funciona no Hospital São João Batista, fornece hemocomponentes para quatro unidades de saúde em Volta Redonda, e para mais duas em cidades vizinhas.
A captação de doadores acontece das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, e não é preciso agendar para realizar a doação. Uma triagem clínica é feita antes da coleta. Depois do procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas). O telefone para outras informações é (24) 3339-4242 (ramal 325 e 326).
Para doar é necessário que a pessoas tenha entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis); estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue); aguardar dois dias se foi vacinado contra a covid-19 com a vacina CoronaVac e esperar sete dias se foi vacinado com outro imunizante.