Volta Redonda reabre central de testagem, no bairro AterradoDivulgação

Volta Redonda - Nesta segunda-feira, dia 06, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda amplia o serviço de testes para covid-19. A central de testagem no bairro Jardim Paraíba será reaberta. O atendimento ocorrerá de segunda-feira a domingo, das 08h30 às 18h, na Rua Quinhentos e Quarenta e Seis, nº 95 A, com atendimento médico.
A central de testagem vai funcionar com agendamento online através do site da Prefeitura de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br. O paciente pode escolher um dos locais de testagem e o horário de atendimento. Os exames agendados serão realizados na central de testagem ou em uma das 46 unidades de saúde, já que os postos continuam com a realização dos testes. Porém, as UBSs e UBSFs também atenderão a livre demanda, ou seja, pacientes sem agendamento prévio poderão ser atendidos.
Segundo a SMS, pessoas com sintomas gripais como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato ou paladar devem procurar o serviço. Também de acordo com a SMS, o paciente escolha o sistema de agendamento para organizar o trabalho nos locais e reduzir o tempo de espera na fila. Serão oferecidas 750 vagas por dia para a realização de exames rápidos de antígeno e também o RT-PCR. O resultado do teste de antígeno fica pronto em 15 minutos.

Durante o cadastro, é preciso informar um e-mail válido, para que a confirmação possa ser encaminhada à pessoa. Depois de finalizar o cadastro, a pessoa receberá a confirmação por e-mail, com o horário em que deve comparecer ao local. A resposta é o comprovante a ser usado na chegada ao ponto de testagem junto com um documento de identificação, CPF ou cartão SUS.
O médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, disse que o objetivo da central é ampliar a testagem e identificar as pessoas que estão com sintomas leves.
“Com o aumento de casos da Covid-19 estamos reforçando o serviço de testagem e também de vacinação. O objetivo da testagem é diagnosticar a pessoa com sintoma leve para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus. Por isso, pessoas com sintomas gripais devem ser testadas”, falou o médico.
Ainda segundo Vasconcellos, pessoas com sintomas moderados a graves devem procurar à rede de urgência e emergência da cidade.