Os pacientes passam por uma 1ª avaliação, e em seguida, eles são agendados para receber a prótese provisóriaCris Oliveira

Volta Redonda - Nesta semana, trinta e oito pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) receberam próteses novas em Volta Redonda. A entrega ocorreu no Centro que funciona na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Niterói.
Os dispositivos foram fabricados a partir das medidas e necessidades funcionais de cada pessoa para ajudá-las a terem mais qualidade de vida. As últimas próteses foram entregues pelo setor em dezembro do ano passado.
O coordenador do CER III, Vladimir Lopes de Souza, explicou que durante as entregas, cada pessoa que irá receber o equipamento também realizará uma prova final do dispositivo.
“Estamos entregando as próteses das avaliações realizadas no mês de abril. Essas próteses são destinadas aos usuários de 12 municípios da região, uma vez que Volta Redonda é referência nesse atendimento. Nem todos os pacientes podem utilizar uma prótese. Então os que estão aptos são agendados, de acordo com a disponibilidade da empresa responsável pela confecção das próteses. Caso seja observada a necessidade de ajustes ou correções, serão feitas as alterações”, falou o coordenador.
Uma primeira avaliação é feita com os pacientes elegíveis, na qual são feitas uma medição e, em seguida, eles são agendados para receber a prótese provisória. Em média, esse encaixe provisório fica com o paciente em torno de seis meses, até se adaptarem. Depois desse prazo eles recebem o definitivo.
“No encaixe provisório é possível moldar até que ele fique perfeito para a utilização do usuário. É muito importante que o usuário mantenha o coto enfaixado, sempre com as mesmas características da última medida, pois qualquer alteração impossibilita que ele receba a prótese”, esclareceu Vladimir.
Ainda segundo o coordenador do CER III, após o recebimento dos equipamentos, os pacientes continuam seus tratamentos na unidade. Entre os beneficiados, estava morador do bairro Casa Amarela, em Piraí, Celio Rodrigues, 68 anos.
“Essa é a primeira prótese que recebo e estou muito agradecido e feliz. Minha expectativa é de agora poder caminhar e visitar meus parentes. Eu era caminhoneiro e muito ativo, e ficar em casa me deixava triste. Agora quero retomar algumas atividades que eu fazia e ter mais mobilidade. Já vi pessoas com próteses dirigindo, subindo escadas. Quero uma vida nova”, comentou Celio.
O Centro Especializado de Reabilitação atende pacientes com deficiências visual, física e intelectual de Volta Redonda e de outras 12 cidades da região. Uma equipe multidisciplinar se dedica à avaliação, prescrição, preparação, dispensação, adequação e treinamento para a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de promover a autonomia do paciente e melhora da qualidade de vida.
Segundo a prefeitura, até o final do ano, o CER III passará a funcionar na Arena Esportiva da Voldac, no modelo do Estádio da Cidadania, que une a parte esportiva a um complexo de saúde. Por conta disso, um dos prédios do complexo esportivo recebe uma adaptação para atender Pessoas com Deficiência (PCDs) de toda a região, e também vai contar com oficina ortopédica, onde serão confeccionadas órteses e próteses ajustadas.
As obras, em uma área de aproximadamente 2,1 mil metros quadrados, começaram no último mês de janeiro e o espaço já recebeu escadas em estrutura metálica, emboço das paredes e tubulação de combate a incêndio. Atualmente, a adequação da estrutura passa por passagem de eletrocalhas e instalações elétricas, aplicação de contrapiso, tratamento das estruturas metálicas e regularização das paredes. A previsão para conclusão da obra é no mês de outubro.