Unidades irão beneficiar moradores dos bairros Jardim Cidade do Aço e Ponte AltaDivulgação

Volta Redonda - Mais dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são construídos em Volta Redonda. As unidades ficam nos bairros Ponte Alta e Jardim Cidade do Aço e deverão ser entregues em setembro deste ano. Com a inauguração dessas unidades, Volta Redonda passa a contar com 35 Cras, beneficiando mais de 40 mil famílias.
Os locais possuem salão de atividades, recepção, salas para as oficinas do Serviço de Convivência e Produção Inclusiva, banheiros com acessibilidade e cozinha. Segundo a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), os novos espaços são construídos por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal e irão beneficiar cerca de 5 mil famílias.
As unidades dos Cras oferecem Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que envolve ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do Governo Federal, como os de saúde e educação, além de possibilitar o registro no Cadastro Único para programas do Governo Federal.
Os cidadãos podem ainda participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária. Também é possível fazer concessão de benefícios, através de avaliação técnica, e promover oficinas de Inclusão Produtiva e Inclusão Digital, além do encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos.
A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, disse que o município conta com uma rede ampla da assistência social, que vem sendo ampliada com a reabertura dessas unidades do Cras.
“Desde o ano passado, a administração municipal vem retomando os atendimentos da assistência social para a população. O avanço do social já é realidade no nosso município. Estamos voltando a ser referência no país. Os moradores de Volta Redonda merecem”, falou a secretária.
Além das unidades do Cras, o governo municipal já criou, reformou e reabriu espaços como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Inclusão Produtiva (CIP), Centro Pop, Albergue Seu Nadim, Residências Inclusivas, Restaurante Popular, Fábricas de Fraldas, quiosques do Mercado Popular, Centros de Convivência, Centro Dia para Idosos, Centro de Alzheimer Synval Santos, Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA) São Sebastião, Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência, além de promover a volta de mais de 60 Grupos de Convivência da Terceira Idade.