Aposentados e pensionistas de VR poderão pedir benefício Divulgação

Volta Redonda - O desconto de até 50% no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2023 já pode ser solicitado, exclusivamente pela internet, por aposentados e pensionistas de Volta Redonda. O endereço para realizar o pedido on-line é o voltaredonda.rj.gov.br/isenção-iptu. A solicitação do desconto termina no dia 30 de novembro.
De acordo com a prefeitura, até o momento, cerca de 360 pessoas solicitaram o benefício pelo endereço eletrônico. A diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Gabriela Cerqueira, disse que o atendimento on-line foi antecipado para julho para evitar aglomeração, e assim reduzir o fluxo de pessoas quando o período de atendimento presencial for aberto.
“Neste momento o atendimento será feito somente pela internet e para ajudar quem tiver dificuldades de acesso, o pedido de desconto poderá ser feito em um dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) ou na Subprefeitura do Retiro, onde as equipes estão capacitadas para dar entrada na solicitação do contribuinte”, falou Gabriela.
A Subprefeitura fica na Avenida Antônio de Almeida, nº 46, no bairro Retiro. Ainda segundo a diretora, o atendimento presencial só acontecerá a partir de 1º de setembro, na sede do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda).
Para entrar com o pedido para a isenção de até 50% de desconto, é necessário preencher alguns requisitos, como: ser aposentado ou pensionista por morte (anexar certidão de casamento ou de óbito); ter renda de até 10 salários mínimos nacionais; ser proprietário ou possuidor do imóvel; residir no imóvel (casa ou apartamento) que deseja solicitar o desconto; não possuir débitos em aberto com a prefeitura, inclusive o IPTU 2022 precisa estar quitado completamente no dia da solicitação do desconto.
A diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da SMF ainda destaca que o preenchimento do requerimento não garante a aprovação do desconto, e que o contribuinte deve acompanhar a análise pelo link: voltaredonda.rj.gov.br/isenção-iptu.