Serviço é realizado por meio das cinco equipes da UGCDivulgação

Volta Redonda - Durante o mês de julho deste ano, 75 veículos em estado de abandono foram retirados das ruas de Volta Redonda. Também foram realizadas manutenção da iluminação pública e desobstrução de calçadas. As informações constam em um balanço das atividades de ordenamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que atua através das cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC).
Segundo a Semop, após o contato com os proprietários e um prazo estabelecido para retirada dos veículos, conforme Decreto 15.601, oito dos 75 veículos foram removidos ao Depósito Público Municipal, entre eles dois caminhões. Uma banca de jornal desativada também foi recolhida.
Uma banca de jornal desativada também foi recolhida em VR - Divulgação
Uma banca de jornal desativada também foi recolhida em VRDivulgação
Ainda no mês de julho, as equipes responsáveis pela poda de árvores, sob a orientação da UGC, realizaram 329 atendimentos em 61 bairros da cidade. A Semop assumiu os serviços com a intenção de manter as ruas iluminadas, e assim aumentar a sensação de segurança.
Durante o período, os seguintes serviços aconteceram: desobstrução de calçada para livre acesso aos pedestres (5); apoios para a fluidez de trânsito devido a acidentes (8). Duas motocicletas foram removidas ao depósito, sendo que o condutor de uma delas tinha sinais de embriaguez, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo estar em mau estado de conservação. A outra moto não tinha placa, o condutor também não possuía CNH e estava sem capacete.
Grupos de Whatsapp da UGC mantém contato direto com os moradores para facilitar a comunicação e encontrar as soluções mais rápidas aos pedidos. As equipes realizam rondas com paradas periódicas por todos os bairros e unidades escolares da cidade.
“O projeto UGC é prioridade na nossa gestão, pois entendemos que não podemos fazer a segurança sem a participação da sociedade. Só dessa forma conseguimos encurtar o caminho entre o Poder Público e o problema”, disse o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.