Com troca de lâmpadas, economia com energia elétrica para prefeitura pode chegar a 50%Divulgação/Secom PMVR
Incluindo os materiais trocados pelo projeto de iluminação de LED da prefeitura e agora com o Plano de Mobilidade Urbana, já foram substituídas lâmpadas em mais de 3,3 mil pontos, atendendo às principais vias da cidade, com grande fluxo de veículos e de pessoas. Nesta sexta-feira (dia 5), as equipes estão atuando em algumas ruas do bairro Retiro, Ponte Alta. Em seguida se dirigem para os bairros São Lucas e 249.
Nos últimos dias, a troca das lâmpadas amarelas (vapor de sódio) pelos modelos de LED também atenderam ruas dos bairros Água Limpa, após ter passado pela Avenida Francisco Crisóstomos Tôrres, que é a principal via de entrada para bairros como Pinto da Serra, Candelária, São Luiz, e um dos acessos a Volta Redonda por quem vem pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393).
De acordo com a equipe técnica que coordena a instalação, as lâmpadas que chegaram recentemente são de 150w e 200w, que são destinadas para o tipo de iluminação de algumas vias. Conforme forem chegando modelos adequados para outras ruas, o trabalho vai avançar para esses locais.
A primeira fase do Plano de Mobilidade Urbana (Demob 1) contempla a troca de lâmpadas em bairros localizados à margem direita do Rio Paraíba do Sul, enquanto a fase Demob 2, os bairros à margem esquerda. Pelo plano, já foram feitas substituições em luminárias nos bairros Aterrado, Aero Clube, Voldac, Niterói, Jardim Normândia, Jardim Amália, São Geraldo e Laranjal, entre outros pontos.
Toda a cidade será atendida com cerca de 27 mil pontos de iluminação novos. Ao final da troca das lâmpadas, a economia para os cofres públicos será de 50% nos custos com iluminação. A redução está atrelada à tecnologia da luz de LED, que possibilita menor necessidade de manutenção e maior durabilidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.