Nova sala de leitura vai atender 700 alunos, do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) Cris Oliveira – Secom/PMVR

Volta Redonda - A ex-secretária municipal de Educação de Volta Redonda Therezinha dos Santos Gonçalves, a Tetê, que morreu no dia 10 de julho passado, em decorrência de uma meningite, foi homenageada na manhã desta quinta-feira (dia 4), na Escola Municipal Pará, no bairro Retiro. A Sala de Leitura Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, que foi totalmente reformada, vai atender cerca de 700 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com idades entre seis e dez anos; e também os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), a partir de 15 anos. A nova sala foi modernizada e ganhou nova formatação, com espaços definidos para leitura, mais isolados, e móveis para estudo.
Titular na secretaria de Educação em três mandatos do prefeito Antônio Francisco Neto, Tetê era irmã do ex-deputado estadual Nelson Gonçalves. A diretora da Escola Municipal Pará, Vera Lúcia Marcelino da Silva - que idealizou a homenagem junto com a equipe - a ideia foi para “retribuir o carinho” que a ex-secretária tinha com as equipes.
“Queríamos revitalizar a nossa sala de leitura, inclusive por conta do recebimento de novos equipamentos, e dar uma nova cara ao espaço. E pensamos no nome da Tetê por conta de todo o carinho que ela tinha conosco da Educação, é uma forma de retribuir. Inclusive, cheguei a entregar o convite da inauguração a ela, que ficou feliz, e o nome era uma surpresa para o momento da inauguração. Ela era uma pessoa muito humana, companheira e sempre visando o melhor para a Educação”, disse Vera.
A inauguração da Sala de Leitura Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção teve uma cerimônia com execução do Hino Nacional, no salão de eventos da escola, seguido de discursos e homenagens, e uma apresentação de estudantes que participam do projeto projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, no pátio da unidade.
O secretário municipal de Educação, Júlio Cyrne, destacou a importância da homenagem à professora Therezinha e ressaltou a preocupação dela com a reestruturação da rede municipal de ensino.
“A homenagem é mais do que justa, porque ela desenvolveu um excelente trabalho na secretaria de Educação (SME) de Volta Redonda por vários anos, e neste exercício vinha resgatando a dignidade dos nossos profissionais, além de providenciar a inovação tecnológica da educação. Vinha desenvolvendo um trabalho ímpar na educação, como sempre fez”, disse.
O filho de Tetê, Thiago dos Santos Gonçalves Assumpção, acompanhado do viúvo Luiz Paulo de Souza Assumpção, e do irmão da ex-secretária, Ricardo dos Santos Gonçalves, cortou a fita de inauguração. Ele comentou que o maior orgulho profissional da ex-secretária era um estudo que comprovou a erradicação do analfabetismo em Volta Redonda, e o trabalho realizado pela rede municipal com as pessoas com deficiência.
“A gente fica muito feliz em receber essa homenagem, isso conforta o nosso coração. A gente sabe que todo trabalho dela valeu a pena e ver esse reconhecimento mostra que a missão da minha mãe aqui na Terra foi cumprida”, afirmou.
O prefeito Antônio Francisco Neto parabenizou as equipes pela homenagem e ressaltou o legado que a ex-secretária deixou para a educação do município.
“Um momento de reconhecimento a uma pessoa querida por todos, que valorizava os profissionais de educação, e que se tornou uma verdadeira amiga durante esses anos que trabalhamos pelo bem dos nossos alunos. Todo o trabalho que ela fez vai ficar marcado na história de Volta Redonda”, afirmou Neto.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.